sexta-feira, 13 de julho de 2012

Notícias de Manila, Filipinas!



Como muitos de vocês sabem, estou em Manila, Filipinas, por esses dias.
Foi uma viagem longa, com dois voos: um com 14h e outro com 9h de duração. E uma escala de 4h. Mas valeu a pena!
Aqui são 11h à frente do Brasil. A língua é o filipino, mas quase todos também falam inglês.
Estou na capital, Manila, uma cidade em crescimento, cheia de contrastes, como o Brasil – muita pobreza e muita riqueza, convivendo juntas.
O povo é muito simpático e educado. E a comida é muito gostosa, embora bem diferente.
Comigo estão cerca de 200 pessoas, de mais de 70 países diferentes, que trabalham com o mesmo ministério que eu, ou seja, em universidades de várias partes do mundo.
Tenho sido grandemente enriquecido com as experiências que cada um têm vivido, e encorajado com o que Deus têm feito em todo o mundo.
Tenho podido conversar com irmãos de países fechados, como China, Afeganistão, Iraque, Cazaquistão, Jordânia e outros. Tenho visto que Deus tem trabalhado de maneira que nem imaginamos para alcançar esses lugares.
A China é um dos países onde hoje mais temos missionários e onde o ministério mais cresce nas universidades, embora de forma “subterrânea”.
Um exemplo de um país que Deus mudou radicalmente a situação foi a Albânia, qua há alguns anos atrás era um dos mais fechados do mundo. Hoje, é um dos que o ministério mais rápido cresce, inclusive enviando missionários.
Mas de todas, a história que mais me chamou a atenção foi a da Mongólia. Descobri que a igreja existe apenas há vinte anos naquele país. Os irmãos com quem eu conversei são a primeira geração de cristãos! Vocês não imaginam o quanto eu fiquei chocado quando ouvi isso! Pois não estamos falando de uma tribo, mas de um país inteiro! Apesar disso, hoje eles enviam missionários para outros países da região, onde eles têm acesso. Alguns deles ainda muito fechados. Vejam como Deus faz as coisas!
Histórias como estas e outras tem demonstrado que a Grande Comissão, de Mateus 28-18-20, está se cumprindo! Não é saber, mas constatar este fato. Não posso afirmar quando Jesus vai voltar, mas posso dizer que é muito possível que ele volte ainda em nossa geração. A velocidade como o evangelho tem se espalhado no mundo é impressionante! E isso nos leva a mudar a maneira de pensar e planejar o futuro para a nossa missão, em pelo menos dois aspectos: o primeiro, está em pararmos de olhar a realidade atual como se ela fosse durar para sempre. Eu olho as riquezas do mundo, com seus monumentos, com suas grandes “torres de babel”, e me lembro das palavras de Jesus: “não ficará pedra sobre pedra”.
A segunda é que com o fato de que Deus está trabalhando tão intensa e poderosamente no mundo, não só através, mas além de nós, de maneiras que nem sequer imaginamos, não podemos planejar com base nos recursos que temos ou que vemos. Temos que estar juntos dele e dependermos dos recursos dele.
Isso tem me encorajado muito. Creio que Deus está nos desafiando a ir a lugares onde ainda não estamos, mas onde ele já está trabalhando. É tempo de mergulhar de cabeça do “campos brancos para a colheita”. E que Deus levante ainda mais trabalhadores!
Além disso, que ele continue nos fortalecendo.
Obrigado por vocês estarem junto conosco na mesma seara! Que o Senhor nos abençoe a todos!
Um forte abraço,

Wesley
PS: Hoje foi o último dia. Depois, sábado, regresso, para chegar no domingo. Por favor, continuem em oração por nós. Obrigado!

0 comentários: