quinta-feira, 5 de julho de 2012

Movimento de Testemunhas


Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Atos 1:1-14


Quando lemos o livro de Atos, lemos o relato de um movimento espiritual. O livro é a melhor referência que temos para tirarmos princípios para a construção de movimentos. E o capítulo 1 trás o principio fundamental: um movimento se constitui de testemunhas de Jesus Cristo.
Não importa o que vamos fazer como movimento, a primeira coisa é esta: sermos suas testemunhas.
O que implica para você ser uma testemunha de Jesus Cristo? Pare e pense um pouco sobre isso. Certamente é a coisa mais revolucionária do que qualquer atividade ministerial que você possa pensar.
O movimento de Atos começou com um pequeno grupo de discípulos, reunidos em algum lugar de Jerusalém, em oração e obediência a ordem de Jesus.
Interessante que a obediência estrita se deu no ato de esperarem. Jesus não mandou que eles também orassem (pelo menos, essa ordem não aparece explícita no texto). No entanto, a oração era parte do ajuste deles mesmos à nova direção que estavam tendo para suas vidas. (A propósito, a escolha de Matias também faz parte deste ajuste, pois preencher o lugar de Judas, embora aparentemente também não tenha sido uma ordem direta de Jesus, estava relacionado à Sua promessa em relação ao ministério que teriam como testemunhas da sua ressurreição).
Eu fico imaginando pelo que os discípulos oravam naquele período. Obviamente, um ponto central deveria ser o cumprimento da promessa da descida do Espírito Santo. Mas, neste processo, penso em como Deus tratou seus próprios corações para este momento. Acredito que muito das orações tinham a ver com isso. O importante é que eles estavam obedecendo e se ajustando ao que Deus estava por fazer, e que estava relacionado à grande promessa de Atos 1.8.
Às vezes nós gastamos tempo demais orando por coisas periféricas ou imediatas e esquecemos de nos focar na “big picture". Orar pelo próximo quebra-gelo é importante. Mas orar para que os estudantes que estão perdidos e se perdendo na universidade, por exemplo, venham conhecer a Cristo, é ainda maior.
Precisamos que o Espírito Santo venha e nos transforme em verdadeiras testemunhas de Jesus. Esse precisa ser um motivo prioritário – se não o prioritário – em nossas orações. Talvez tenhamos que parar tudo e resolver isso primeiro: sou realmente uma testemunha de Cristo? E precisamos urgentemente ser testemunhas de Cristo por que Jesus precisa ser glorificado. Porque as pessoas estão perdidas sem Ele. Porque o mundo carece urgentemente de transformação.
Precisamos que o Espírito Santo faça essa obra em nós, não para que falemos em línguas ou para que caiamos em êxtase na igreja. Mas porque os bailes funks precisam acabar. As pessoas que os promovem precisam se converter. O número crescente de adolescentes grávidas por causa da promiscuidade precisa diminuir. O uso e o tráfico de drogas precisa de um golpe fatal. Estudantes usando drogas na faculdade, na frente de outros estudantes, professores, funcionários e até guardas, como se fosse a coisa mais normal do mundo, precisa acabar. Essa lista não teria fim. Você mesmo pode adicionar outras coisas à ela.
Ore pelas coisas que parecem impossíveis. Ore por uma mudança de cultura no seu campus. Eu gostaria de não ver mais tantos cartazes de chopada emporcalhando nossa universidade. Eu gostaria de ver uma multiplicação de novos convertidos que impactassem e incomodassem o campus. Algo que até as pessoas de fora reconhecessem como um movimento, sem a gente precisar dar esse nome. Eu quero ver professores tendo mais cuidado pra falar contra a Bíblia por saberem que existem cristãos preparados espalhados por todo o lugar. Aliás, adoraria ver esses professores abalados por causa do testemunho firme de cristãos fortes e maduros, e de convicções inabaláveis.
É por isso que nós devemos orar. Vimos coisas assim, e até maiores, em Atos. Mas tudo começou com um grupo pequeno, obediente e focado em ajustar seus corações e suas vidas ao Mestre. Um grupo que não se preocupou em fazer tudo de uma vez. Que não ficou afobado – nem desesperado – com o termo “confins da terra”. Mas obedeceu Jesus, um passo de cada vez, em confiança e dependência dele. Sem, no entanto, esquecerem-se da “big picture".
Nós somos o cumprimento da promessa, que é para o “final dos tempos”, a qual começou em Atos 2 (Atos 2.16,17). Se Deus agiu naqueles tempos, pode agir hoje também, através de qualquer vida que se ponha inteiramente em Suas mãos. Você quer ser esta pessoa?

0 comentários: