quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Paternidade!



"Por decisão do Pai, você foi gerado pela palavra da verdade"

Descobri que este é o assunto mais importante para Deus!
Parece lógico, afinal, Deus é Pai. Mas não nos damos conta desta verdade quando folheamos páginas e mais páginas da Bíblia que falam sobre genealogia. Ou quando não nos damos conta de como os personagens eram sempre lembrados como "Fulano, filho de Ciclano". A identidade da pessoa estava sempre associada à sua paternidade (lembra, até Jesus, "Filho de Davi"...)
Interessante também, como não observamos que a ignorância ou a negligência do papel de pai em nossa sociedade tem sido um dos seus fatores corrosivos mais poderosos.
Neste final de semana estive em um encontro de homens que tratou sobre este assunto. Pr Herald, um africano residente no Brasil a mais de 10 anos, foi usado por Deus para abrir os meus olhos para este fato.
Um dos exemplos que ele usou em sua introdução sobre o assunto, foi o de uma campanha comercial feita por uma empresa de produtos gráficos junto a um presídio nos EUA. Eles decidiram vender cartões para os presos em ocasião dos Dia das Mães, com direito a sorteios de brindes. Foi um sucesso. Centenas, talvez milhares, de cartões foram vendidos.
A empresa percebeu o filão e decidiu repetir a dose no Dia dos Pais. Dessa vez, ainda com mais prêmios e vantagens. Mas a surpresa: somente um cartão foi vendido!
Intrigados com o fracsso da campanha, os responsáveis foram pesquisar o motivo de tal desinteresse. As respostas foram variações de: "Eu não tenho pai". "Meu pai nem sabe que eu existo". "Meu pai? Meu pai não presta!".
Outro exemplo citado foi uma reportagem publicada em uma importante revista recentemente, com uma pesquisa sobre quais são as maiores causas de traumas entre as pessoas. Entre razões relacionadas a traição de conjuges, quebras de relacionamentos, entre outras, às que ficaram em primeiro lugar estavam relacionadas ao relacionamento entre pais e filhos.
Foi importante ver como Deus trata a paternidade e como isso é um assunto importante para Ele. E mais importante ainda, aprender sobre os princípios bíblicos para esta relação, seja no âmbito vertical (homem-Deus), seja no horizontal, entre pais e filhos (tanto no natural como no espiritual). E ver o quanto que o que somos, como nos vemos, como nos relacionamos uns com os outros, e, até mesmo, nossos sucessos e fracassos, estão intimamente ligados à esta questão.
Apenas como uma palhinha, já que é impossível transcrever aqui o conteúdo de várias horas, aqui vão 4 funções da paternidade, para quem quiser explorar:
1. Proteção (o conceito de limites está relacionado a isso)
2. Correção
3. Direção (principalmente pelo exemplo, ou seja, em ser modelo, padrão)
4. Afirmação (por falta de palavras de afirmação, busca-se aprovação em outros lugares)
Outros conceitos ligados à paternidade e ao papel do homem (hombridade) também foram abordados. Até uma palestra sobre princípios bíblicos sobre finanças foi aplicada.
Além do Pr Herald, o Pr André, da Comunidade Cristã de Guarapuava, também ministrou no retiro. O acampamento foi realizado pela "Geração de Josué", que é a rede de homens da Comunidade Cristã de Nova Friburgo, e aconteceu no acampamento Vale das Águas (foto), em Cachoeiras de Macacú, RJ.
Toda a organização está de parabéns! Muito obrigado a todos que prepararam, com oração e trabalho duro, um acampamento tão rico. O "banquete" estava farto!
Como disse um amigo da Comunidade a tempos atrás: "a grama tá verdinha..."

Gloria a Deus por isso!

1 comentários:

É cara, esse encontro foi d++++ da conta...

Incrível são os resultados dessa revelação de paternidade na minha vida e da Flávia. Graças a Deus pela paternidade.

OBS: Tem uma palavra sobre Fé e Família do Pr. Luciano Subirá, que toca no assunto paternidade de leve mas traz revelações preciosas! Aconselho! :)