Equipe do Rio de Janeiro (com a Julia)

Esta é a equipe de missionários no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o movimento do Rio clicando neste texto.

Projeto Viçosa 2014!

Leia o post sobre o projeto!

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. (Efésios 2.10)

Equipe de missionários Alfa e Ômega Nacional

Conheça mais clicando aqui.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Van Gogh no Alfa!







Ontem os estudantes da Escola de Belas Artes da UFRJ convidaram sua diretora, Angela Ancora da Luz, para uma palestra sobre Van Gogh.
A professora falou sobre a paixão do artista por Deus e desmentiu alguns mitos sobre ele, como, por exemplo, de que teria ficado louco no final de sua vida. Ela arrancou aplausos do auditório, que estava praticamente lotado.
No coffee break final, tive a oportunidade de conversar com dois estudantes do curso de pintura. Eles ficaram impressionados com a busca sincera de Gogh por Deus e perceberam que a proposta do Alfa e Omega é ajudar as pessoas a terem um relacionamento verdadeiro com Ele ao contrário da superficialidade religiosa que a maioria experimenta. Só Deus mesmo para fazê-los entender isso!
Me chamou atenção também uma simpática senhora que estava presente. Muito elegante, e já com bastante idade, ela disse que gosta de voltar ao ambiente universitário onde ela estudou e pediu para que sempre a convidássemos para nossos eventos.
Assim como estas pessoas, acredito que muitos ali foram cativados não somente pela mensagem, mas pelo próprio movimento em si. Creio que os estudantes acertaram em promover este evento, pois quebrou barreiras e criou pontes com os (geralmente difíceis) estudantes de Artes.
Parabéns galera do AeO do Campus da Reitoria e demais que ajudaram nesta realização! Vocês são demais! Como escutei daquele estudante com quem conversei: "mandaram bem!"

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Bons números em Setembro!

Não, não estou falando de economia nacional - que também trouxe boas surpresas este mês (graças a Deus!). Mas me refiro a um número que tem, no céu, um sabor especial de festa!
Trata-se dos resultados do evangelismo durante o Setrel em Piracambi e da campanha em parceria com o BMM* durante as duas primeiras semanas do mês.
Os números são só indicadores frios e apenas aproximados da verdadeira obra que Deus fez em cada coração que esteve participando, ouvindo, conversando com os integrantes, iniciando novas amizades, recebendo a Cristo...
Números da "turnê" BMM:
Universidades: IFCS, UFRJ, PUC, Rural, UERJ, UFF
Expostos ao evangelho:1070
Fichas de contato: 234
Decisões por Cristo: 131
SETREL:
Abordagens: 489
Expostos: 367
Evangelizados: 81
Decisões: 281

Desta forma, entre muitas pessoas que ouviram o evangelho ou, simplesmente, abriram-se mais para a sua mensagem, pelo mais de 200 pessoas receberam a Cristo, através de uma oração pessoal. Glória a Deus por isso!
Acredito também que a passagem do BMM pelo Rio contribuiu muito para a quebra de barreiras que alguns estudantes não-cristãos (e até cristãos) poderiam ter com o Alfa e Omega.
*O BMM, "Brasil, Música e Missão", é um ministério da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, que utiliza-se da música para conectar-se com as pessoas e falar de Cristo com elas.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cristãos sedados

"Eu dificilmente posso ler o jornal ou ver um anúncio na TV ou na Billboard sem sentir o peso de que Deus está ausente. Quando Deus é a principal realidade no universo e é tratado como uma não-realidade, eu tremo diante da ira que está sendo entesourada. Eu sou capaz de ficar chocado. Muitos cristãos estão sedados com a mesma droga que o mundo está...

E eu oro por despertamento e avivamento. E tento pregar para criar um povo que seja tão saturado de Deus, que mostrará e falará sobre Deus em todo lugar, e em todo tempo. Nós existimos para reafirmar a realidade de Deus e a supremacia de Deus em tudo da vida."

- John Piper

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A Parábola dos Pescadores Improdutivos

Esse texto é muuuito bom!

"Havia uma comunidade rodeada
por riachos e lagos cheios de peixes famintos. Ela se reunia regularmente para debater sobre o seu chamado para a pesca, a fartura de peixes e o desafio de pegá-los. Eles estavam empolgados com a pescaria!
"Alguém sugeriu que a comunidade precisava de uma filosofia para a pesca. Por isso, eles cuidadosamente definiram e redefiniram o que era uma pescaria e seu objetivo. Desenvolveram estratégias e táticas. Mas perceberam que haviam andado para trás, pois tinham abordado a pescaria do ponto de vista do pescador, em vez de se preocuparem com o peixe. Como será que um peixe enxerga o mundo? Qual a aparência do pescador para o peixe? O que os peixes comem e quando comem? Todas essas descobertas são interessantes. Assim, eles iniciaram estudos aprofundados e participaram de conferências sobre a pesca. Alguns viajaram para lugares distantes para estudar diferentes tipos de peixes com hábitos variados. Outros conseguiram se doutorar em ictiologia. Mas
nenhum deles havia até aquele momento ido à pesca.
"Portanto, já era hora de formar um comitê para enviar os pescadores. Como os locais de prospecção de peixes eram em número superior ao de candidatos a pescadores, o comitê precisou definir as prioridades. Uma lista de locais prioritários para pesca foi posta em murais de todas as salas da comunidade. Mas ninguém ainda estava pescando. Uma pesquisa foi lançada para descobrir por quê. A maioria daqueles contactados não respondeu à pesquisa, mas daqueles que responderam veio a descoberta de que alguns se sentiam chamados a estudar os peixes, o
utros se sentiam chamados a ser fornecedores de equipamentos para a pescaria, e vários queriam levar seu apoio aos pescadores. Com as reuniões, conferências e seminários, eles simplesmente não tinham tempo para pescar.

"Então, um recém-chegado à Comunidade dos Pescadores, chamado Jake, participou de uma r
eunião comovente da comunidade, depois foi pescar e pegou um peixe grande. Na reunião seguinte, ele contou seu feito e todos o aplaudiram pelo resultado. Jake ouviu da comunidade que ele havia recebido um "dom especial de pescador". Então, ele foi escalado para discursar em todas as outras comunidades de pescadores, contando como fez para pegar o peixe grande.
"Com tantos convites para conferências, além de sua conseqüente eleição para a junta diretiva da Comunidade dos Pescadores, Jake não tinha mais tempo para pescar, e não demorou muito para que ele se sentisse incomodado e vazio. Ansiava por sentir novamante o puxão na linha. Por isso, cancelou as palestras, renunciou ao cargo que alcançara na junta diretiva e disse a um amigo: 'Vamos à pesca!' E foi o que fizeram, dois deles somente, e pegaram peixes. Havia muitas pessoas na Comunidade dos Pescadores, e havia muitos peixes, mas poucos eram os pescadores de verdade." (Autor anônimo) fonte: A Bíblia evangelismo em ação - p. 941


quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Paternidade!



"Por decisão do Pai, você foi gerado pela palavra da verdade"

Descobri que este é o assunto mais importante para Deus!
Parece lógico, afinal, Deus é Pai. Mas não nos damos conta desta verdade quando folheamos páginas e mais páginas da Bíblia que falam sobre genealogia. Ou quando não nos damos conta de como os personagens eram sempre lembrados como "Fulano, filho de Ciclano". A identidade da pessoa estava sempre associada à sua paternidade (lembra, até Jesus, "Filho de Davi"...)
Interessante também, como não observamos que a ignorância ou a negligência do papel de pai em nossa sociedade tem sido um dos seus fatores corrosivos mais poderosos.
Neste final de semana estive em um encontro de homens que tratou sobre este assunto. Pr Herald, um africano residente no Brasil a mais de 10 anos, foi usado por Deus para abrir os meus olhos para este fato.
Um dos exemplos que ele usou em sua introdução sobre o assunto, foi o de uma campanha comercial feita por uma empresa de produtos gráficos junto a um presídio nos EUA. Eles decidiram vender cartões para os presos em ocasião dos Dia das Mães, com direito a sorteios de brindes. Foi um sucesso. Centenas, talvez milhares, de cartões foram vendidos.
A empresa percebeu o filão e decidiu repetir a dose no Dia dos Pais. Dessa vez, ainda com mais prêmios e vantagens. Mas a surpresa: somente um cartão foi vendido!
Intrigados com o fracsso da campanha, os responsáveis foram pesquisar o motivo de tal desinteresse. As respostas foram variações de: "Eu não tenho pai". "Meu pai nem sabe que eu existo". "Meu pai? Meu pai não presta!".
Outro exemplo citado foi uma reportagem publicada em uma importante revista recentemente, com uma pesquisa sobre quais são as maiores causas de traumas entre as pessoas. Entre razões relacionadas a traição de conjuges, quebras de relacionamentos, entre outras, às que ficaram em primeiro lugar estavam relacionadas ao relacionamento entre pais e filhos.
Foi importante ver como Deus trata a paternidade e como isso é um assunto importante para Ele. E mais importante ainda, aprender sobre os princípios bíblicos para esta relação, seja no âmbito vertical (homem-Deus), seja no horizontal, entre pais e filhos (tanto no natural como no espiritual). E ver o quanto que o que somos, como nos vemos, como nos relacionamos uns com os outros, e, até mesmo, nossos sucessos e fracassos, estão intimamente ligados à esta questão.
Apenas como uma palhinha, já que é impossível transcrever aqui o conteúdo de várias horas, aqui vão 4 funções da paternidade, para quem quiser explorar:
1. Proteção (o conceito de limites está relacionado a isso)
2. Correção
3. Direção (principalmente pelo exemplo, ou seja, em ser modelo, padrão)
4. Afirmação (por falta de palavras de afirmação, busca-se aprovação em outros lugares)
Outros conceitos ligados à paternidade e ao papel do homem (hombridade) também foram abordados. Até uma palestra sobre princípios bíblicos sobre finanças foi aplicada.
Além do Pr Herald, o Pr André, da Comunidade Cristã de Guarapuava, também ministrou no retiro. O acampamento foi realizado pela "Geração de Josué", que é a rede de homens da Comunidade Cristã de Nova Friburgo, e aconteceu no acampamento Vale das Águas (foto), em Cachoeiras de Macacú, RJ.
Toda a organização está de parabéns! Muito obrigado a todos que prepararam, com oração e trabalho duro, um acampamento tão rico. O "banquete" estava farto!
Como disse um amigo da Comunidade a tempos atrás: "a grama tá verdinha..."
Gloria a Deus por isso!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

SETREL em Piracambí

"Além dos momentos de louvor, oração, comunhão com uma galera divertida e visionária, dos treinamentos, para aqueles que gostam de números, houveram 84 decisões por Cristo nos evangelismos em Paracambi e 41 na RURAL, totalizando 105...isso pra mim foi ótimo!"*

Veja outros testemunhos do SETREL em Piracambi em "Testemunhos"

*Trecho de um depoimento no Orkut"

--------------------
De acordo com a última atualização destes números:

abordagens - 489
expostos - 367
evangelizados - 281
decisoes por Cristo - 81
Folheto Azul - 32
Oraram - 21
Na Rural houveram 24 decisões. Dá 105 no total então.
A Deus toda glória! (24/09/07)

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Jesus é suficiente!

O texto abaixo foi escrito em resposta a uma pessoa que me mostrou um “testemunho” de uma “ex-presbiteriana”, agora católica.

Procurei fugir dos pormenores do testemunho em si para me concentrar na pessoa que aparece em segundo plano no depoimento: Jesus Cristo. Aliás, refletir sobre a pessoa de Cristo e Sua Palavra já resolve muitas das questões que eu levaria horas pontuando e talvez não chegasse a lugar nenhum...

Caro Nilton,

[...]

É sempre delicado falar de testemunhos. Eu, particularmente, gosto muito de testemunhos. Acho os testemunhos importantes porque eles contam das maravilhas de Deus, glorificam a Deus e estimulam a fé. Eu tenho meus próprios testemunhos de vida também que eu gosto de contar e também conheço outros, de outras pessoas, que ficaram no meu coração. Mas reconheço que nem os meus testemunhos, nem o de ninguém, constituem base doutrinária. Ou seja, o testemunho, em si, não autentica uma verdade ou suposta verdade. A verdade é verdade por si mesma, independente do testemunho atribuído à ela. E um testemunho é autenticado pela verdade, e não o contrário. Pois testemunho por testemunho, têm também os espíritas, os umbandistas, os mórmons, os budistas e até os pastores mal-intencionados que usam de testemunhos - sejam eles verídicos ou não - para comover o povo e associar à ele uma mentira travestida de verdade.

Repito, o testemunho é importante, mas somente quando é "Cristocêntrico", ou seja, quando sua ênfase está em Cristo e leva as pessoas a colocarem sua fé nEle apenas. Eu mesmo fico feliz de contar meus testemunhos porque vejo que dessa forma eu glorifico a Deus.

Ora, se o testemunho em si não é base de doutrina, até porque tantas religiões alegam ter seu próprios milagres (considere-os verdadeiros ou falsos), o que podemos colocar, de ante-mão, como referência válida para nós dois? A resposta é: Cristo e Sua Palavra.

- Concordamos com a Trindade e com Cristo sendo parte dela;

- Concordamos que em Cristo reside toda a "plenitude de Deus"

- Concordamos que "a graça e a verdade vieram por meio de Cristo"

- Concordamos também que a Bíblia - independente de ser um livro católico ou não-apenas-católico (essa discussão nem me interessa) é a Palavra de Deus;

- Que os apóstolos e discípulos que a escreveram foram inspirados pelo Espírito Santo para tal (e não "apenas" testemunhas oculares)

- Que aquela igreja primitiva, independentemente de ela já ser a Igreja Católica Romana (como defendem os católicos) ou algo anterior a isso (como defendem os protestantes) - novamente, uma discussão que não me importa neste momento - era, de fato, verdadeira igreja (apesar de chamada de seita) e ninguém pode negar esse fato.

Bem, tendo essas coisas em mente, as perguntas que não querem - e não podem - calar, são:

Qual foi a tônica da pregação apostólica? Em outras palavras, qual foi a pregação apostólica? Girava em torno de que? De quem? O que, de fato, era pregado, ensinado e praticado?

Quem era glorificado? Que nome era anunciado? Quem era exaldado?

Em nome de quem se pregava? Em nome de quem se expulsava demônios? Aliás, em nome de quem se orava? (antes, a quem se orava?)

A quem se louvava? A quem se cultuava? Em que, ou em quem, se colocava a confiança?

A quem se atribuia milagres?

Que nome foi dado, acima de todo nome, pelo qual importa que sejamos salvos? Que nome era clamado? A que nome se conclamava a clamar? (ficou estranha a frase, não é?)

A essa altura, torna-se até cansativo continuar com as perguntas, pois sabemos e concordamos com a resposta para todas elas (gostaria de ter tempo para citar as referências, ou, até mesmo, compilar todos os trechos bíblicos referente à cada pergunta, pois seria muito mais interessante e edificante, mas com uma simples concordância bíblica qualquer um pode fazer isso e me poupar desse trabalho, hehehe)

Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados. Ele ressucitou. Ele voltará.

Jesus Cristo é citado com alguns atributos que ninguém mais recebe (a não ser o próprio Deus, em alguns casos). Entre eles: salvador e redentor da humanidade; Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo; mediador entre Deus e os homens; o caminho, a verdade, e a vida (sem Ele é impossível ir ao Pai); entre muitos outros.

Jesus Cristo é único e suficiente salvador. Por meio dele, o homem pode experimentar o amor e perdão de Deus e ter ser relacionamento restaurado por com Ele. Através de Cristo, segundo o apóstolo Paulo, eu posso entrar na presença de Deus, sem dependência de nenhuma outra mediação, seja ela humana ou de outra ordem. Segundo o autor de Hebreus, essa mediação é suficiente, porque o sacerdócio de Cristo é maior que todos e seu sacrifício é definitivo. Está consumado!

Assim, se Cristo não puder me salvar sozinho, ninguém mais pode! Se em nome dele minhas orações não forem atendidas, não serão em nome de mais ninguém! Na teologia da igreja primitiva, Cristo era SUFICIENTE. Aliás, o que era a teologia da Igreja primitiva, a não ser esta: Cristo:

"Pois decidi não saber outra coisa a não ser isto: Cristo, e este crucificado"

Por isso mesmo, posso dar inúmeros testemunhos de pedidos atendidos. Mas posso dar também muitos testemunhos de pedidos NÃO atendidos, ou atendidos de forma diferente (e graças a Deus não foram atendidos como eu queria!). Mas graças a Deus, sempre foram pedidos à Ele, e em nome de Seu Filho (justamente como o Mestre ensinou a fazer). Se Ele não atendeu, fico satisfeito. Glória a Deus. Se atendeu, glória a Deus também!

"Portanto, quer comamos, quer bebamos, façamos tudo para a glória de Deus".



PS: Esse texto foi escrito de forma rápida, em resposta por e-mail. Pretendo ainda fazer uma reedição dele em breve, acrescentando referências. Então, retorne para ver como ficou!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Notícias do Ceará!

Veja que interessante o trecho do e-mail que recebi da Adriana Dantas*:

Num dos campus aqui de Fortaleza, tivemos uma idéia de fazer uma campanha para ajudar a arrecadar livros da Biblioteca. Por causa disso, conhecemos o vice-reitor, a diretora do CH, a responsável pela Biblioteca. Elas estão muito empolgadas. A diretora do CH nos disse: "se fosse alguns anos atrás, eu não apoiaria um grupo cristão, mas eu estou tão desanimada com a luta política que eu quero abrir pra qualquer coisa que venha ajudar a universidade". Quando entreguei um cartaz de lançamento da campanha, a diretora da Biblioteca disse: "Vejo que com vocês o trabalho vai ser de qualidade!" Estamos usando os nossos recursos pra ajudar na necessidade do campus e por isso estamos começando a ganhar credibilidade.Se você quiser orar por esta campanha, escreva para nós e lhe enviaremos os pedidos de oração.

*Adriana é obreira do Alfa e Omega em Fortaleza, CE.