quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Notícias do Sertão

Em meio a tanta trajédia, vamos ver também as boas notícias que chegam de outras partes. No final, um link para páginas.
Texto de Alberto Malta
Mensagem recebida em 11/01/2011.

Faz 5 dias que chegamos a Juazeiro do Norte! Toda a equipe está entrosada e parece que nos conhecemos há semanas!

Hoje tivemos uma palestra sobre evangelização do sertanejo com o pastor Cesário da missão JUVEP que também está na região com 115 projetistas para plantar uma igreja na cidade de Milagre. Foram 4 horas de muita história, antropologia, sociologia e missiologia.

Uma benção. Ainda que cansado, sai com o meu coração aberto e inclinado a orar ao Senhor para saber de sua vontade em ajudar cada vez mais na expansão do evangelho entre o povo sertanejo.

Deus está movendo no sertão do Ceará! Chegou o tempo da colheita e Deus tem feito maravilhas neste lugar! Nunca antes na história do sertão houve tanto investimento por parte de igrejas e missões para ajudar a levar o Reino a esta região. Estou impressionado com o que tenho visto e ouvido. Foi uma benção tê-lo conosco e entender um pouco da cabeça do sertanejo e de como contextualizar o evangelho para ele.

Os dias tem sido de treinamento intensivo e tivemos alguns momentos de evangelização, de porta em porta, nas ruas, e nas praças com o filme Jesus.

Na primeira tarde de evangelismo, nossos projetistas tiveram experiências marcantes. Como o povo sertanejo é hospitaleiro!

Soraya compartilhando o plano de salvação.

Projetamos o Filme Jesus em 2 localidades em Juazeiro, dividindo a equipe. Foram ao todo cerca de 130 pessoas evangelizadas com o Filme Jesus e 176 através do evangelismo pessoal. Isso apenas no primeiro dia!

Tivemos cerca de 60 pessoas na projeção do Filme Jesus neste local.

Cena marcante do menino no cavalo!

2o. local de projeção do Filme, passado simultaneamente! Cerca de 70 pessoas assistiram!

Ontem à tarde, domingo, na igreja tivemos 120 crianças entretidas e evangelizadas por uma trupe de artistas. Nossos projetistas se transformaram em palhaços, malabaristas,
contadores de histórias, fantoches, etc e foi maravilhoso!

Flávio de palhaço com uma das crianças!

No sábado de manhã, quando nosso ônibus, que todos os dias leva e trás os homens que ficam hospedados num sítio, chegou na igreja, tivemos uma surpresa. Havia umas 50 crianças em frente ao portão de entrada da igreja esperando a chegada do professor da escolinha de futebol e um de nossos irmãos não pensou 2 vezes. Tomou a iniciativa de reunir todos para contar uma história. Era hora do nosso café, mas todos acabaram se envolvendo. No final, vimos muitas crianças orando em voz alta, confessando Jesus como Senhor e Salvador!

Pereira compartilhando o evangelho com as crianças

A bíblia diz que o homem pode fazer planos mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor (Provérbios 16:1). Ocorram algumas mudanças naquilo que tínhamos planejamos por conta das circunstâncias.

Havia 1 casal que o pastor local levantou para ficarem ser enviado à cidade de Milagre, onde será plantada a igreja pela missão JUVEP e, infelizmente, houve um problema e este casal não mais poderá ser enviado para Milagre. Então, o pastor decidiu remanejar o casal de Potengi, uma das cidades onde plantaríamos uma igreja, e enviá-los para Milagre. Mesmo assim, o pastor nos deu liberdade de continuar o planejado, mas entendemos Deus está no controle e decidimos não ir mais para Potengi neste projeto. Como Cruzada Estudantil, temos desenvolvido a filosofia de plantar uma igreja numa cidade onde haverá obreiros para cuidar dos frutos. Sendo assim, este não será o momento de Potengi que não tem nenhuma igreja evangélica da denominação batista.

Assim, nosso projeto acontecerá apenas nas cidades de Campos Sales, onde já existe uma congregação e ajudaremos no seu fortalecimento e crescimento e em Aratama, um distrito na cidade de Assaré onde não existe igreja evangélica.

Amanhã depois do almoço partiremos para as cidades onde trabalharemos. Ore por nossa viagem e para que Deus revele seus planos para nós e nos proteja!

Obrigado por poder contar com suas orações!
Alberto Malta e família!
Ps.: Mais fotos em:

* O Projeto Sertão é uma parceria entre o Alfa e Omega e o ministério "Gerando Vida", ambos da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, para a evangelização e implantação de igrejas no Sertão.