Equipe do Rio de Janeiro (com a Julia)

Esta é a equipe de missionários no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o movimento do Rio clicando neste texto.

Projeto Viçosa 2014!

Leia o post sobre o projeto!

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. (Efésios 2.10)

Equipe de missionários Alfa e Ômega Nacional

Conheça mais clicando aqui.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Treinamento de Evangelismo pra você!

Para quem deseja evangelizar, esta é uma ótima oportunidade. Entre os dias 14 e 16 de outubro ministraremos um treinamento do uso das 4 Leis Espirituais, com parte teórica na Catedral Presbiteriana do Rio, e pratica, no Aterro do Flamengo. Se você quer aprender a evangelizar, ou simplesmente aprender mais uma ótima ferramenta de evangelismo, você não pode perder essa!
Clique no cartaz abaixo para visualizar todas as informações.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Li hoje

“A Igreja é a única instituição que existe para os que não estão nela. Precisamos colocar a toalha em volta da cintura e lavar os pés dos que nos cercam”.

Revista Ética Cristã dá destaque ao ministério entre universitários

domingo, 25 de setembro de 2011

Algumas palavras sobre "avivamento"


  • “Os homens que Deus usou em avivamentos sempre tiveram um elevado conceito de Deus e foram hipersensíveis ao pecado, muito antes do avivamento começar. Provavelmente, a nossa falta de oração hoje, juntamente com a ausência de santidade nas vidas dos líderes cristãos, tem convencido a Deus de que não estamos muito sérios quando pedimos que nos mande um avivamento”. Brian Edwards
  • “O mundo alardeia o seu poder atômico, alguns cultos se vangloriam do seu poder satânico, mas onde estão aqueles que buscam o poder do Espírito Santo?” Leonard Ravenhill
  • "Homens e mulheres que saibam orar, e que possam projetar Deus e suas divinas instituições na terra com eficiência redentora, são nossa única saída. A igreja poderá caminhar com triunfo às suas conquistas finais sem possuir riqueza, tendo que enfrentar pobreza ou desprezo, ou sendo desacreditada pelo mundo e rejeitada pela cultura e sociedade; mas sem homens e mulheres que saibam orar, não conseguirá derrotar nem o inimigo mais frágil, nem ganhar um único troféu para seu Senhor". E.M. Bounds
  • “Quando trabalhamos, nós trabalhamos, mas quando oramos, Deus trabalha”. Bill Hybels.

Em defesa de Julio Severo

Há alguns anos atrás, tive a oportunidade conhecer o escritor Julio Severo pessoalmente. Foi uma única vez, mas o suficiente para eu testemunhar de que, embora não possa concordar em tudo com ele, trata-se de uma pessoa equilibrada e um cristão verdadeiro. Além disso, é um daqueles tipos cada vez mais raros de pessoas coerentes com o que crê e disposto a ir até as últimas conseqüências com seus valores.
Nos anos 90, Severo escreveu o livro “O Movimento Homossexual”, em uma época em que o ativismo gay não tinha a proporção nem representava a ameaça que representa hoje. Se o livro pode ser tomado por alguns como uma leitura profética dos dias de hoje, a vida do autor pode ser tomada como profética para o tipo de perseguição que está por vir.
Atualmente, Julio Severo está literalmente foragido com sua família em outro país por conta das pressões e ameaças que sofre por grupos homofascistas. Tudo por causa do seu blog pró-família, que não se preocupa em ser politicamente correto ao falar sobre a homossexualidade e denunciar as ações extremistas do movimento gay.
O episódio mais recente, e que me causou indignação, foi o cancelamento do serviço do site Pay Pal a Julio Severo*. Para quem não conhece, este é um dos principais sites de transferências financeiras por internet, e a principal forma de envio de doações a Severo. Esta estratégia de cortar a linha de suprimento de uma família mostra até onde os grupos gays estão dispostos a ir para calar a voz dos contrários – eu fico imaginando o tempo em que ficam maquinando esse tipo de coisa!
Mas o que me surpreendeu mesmo foi a submissão por parte do PayPal à esta pressão. Ora, a responsabilidade do serviço é apenas fazer transferências financeiras. É como se uma operadora de cartão de crédito decidisse cortar de sua pasta de clientes aqueles que têm posições conservadoras quando à sexualidade. Isso é absurdo e ilógico! Se for assim, eles bem que poderiam começar a monitorar seus clientes, para ver se não existem entre eles ladrões, traficantes, pedófilos, contraventores, políticos desonestos, etc.
Eu acredito que Deus irá prover a família de Julio Severo. Mas que este episódio nos sirva de alerta. Podemos não concordar com tudo o que ele diz em suas blogagens. Não se trata disso. Eu mesmo já discordei de Severo em várias coisas. Mas eu não posso aceitar esse tipo de perseguição. É incabível que uma família tenha que fugir e sofra retaliações mesmo no exterior por defender uma posição conservadora quanto à homossexualidade ou qualquer outro assunto. Eu quero ter liberdade de consciência e o direito de expressá-la. Inclusive educando meus filhos em harmonia com ela.

Que o povo de Deus e todos os que defendem essas liberdades acordem. Não vá na onda dos “politicamente corretos”. Jesus não tem nenhum compromisso com o politicamente correto. Precisamos nos posicionar, antes que o Brasil seja palco de notícias como esta (publicada, aliás, no blog de Julio Severo):

Estudante de escola secundária no Texas é suspenso por dizer que a homossexualidade é errada.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Igreja e a conquista da universidade brasileira para Cristo.

TODOS SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES PARA DEUS, ao ponto de Ele ter dado seu Filho para morrer por todos. Mas existem parcelas da sociedade com mais acesso ao evangelho que outras. Surpreendentemente, em nosso país, existem universidades com índices de evangélicos comparáveis a alguns países entre os menos alcançados!
Além disso, a universidade é, geralmente, um ambiente difícil ao cristianismo. Muitos abandonam sua fé durante os anos na faculdade. No entanto, é também neste período que os estudantes estão mais abertos a revisão de conceitos e novas experiências, o que faz com que este também seja um ótimo momento para apresentar-lhes o evangelho.
Infelizmente, pouco se faz para alcançá-los. Inclusive o próprio estudante critão, muitas vezes, não sabe o que fazer. Mas é justamente do meio acadêmico que sairão os futuros líderes e formadores de opinião da sociedade.
A universidade foi instituída sobre valores cristãos. Inclusive muitos avivamentos começaram em universidades . Um ex-presidente da ONU declarou que a retomada da Universidade para Cristo é uma das maiores missões da Igreja nestes dias.

Mas a grande pergunta é: o que pode ser feito? Veja, resumidamente, as principais linhas de ação e como a Igreja pode se envolver.

1. Garantir que mais cristãos cheguem à faculdade.
Qual o papel da Igreja nisso?
Evangelizar e também trabalhar para que mais pessoas tenham acesso à educação.
Quando os justos prosperam, a cidade exulta [...] Pela benção dos justos a cidade é exaltada” (Pv 11.10,11)”. Quando os justos chegam a lugares de liderança e influência, toda a sociedade ganha.
Neste sentido, vale mencionar que os programas sociais e educacionais cristãos têm um papel extremamente importante.

2. Evangelizar dentro da própria universidade
Este é um grande desafio, e existem duas maneiras de realizá-lo:

a) Pelo testemunho individual dos estudantes cristãos.
Qual o papel da igreja nisso?
- Atentar às dificuldades pelas quais estes estudantes passam e oferecer todo o suporte possível, como oração e grupos que abordam assuntos relevantes para o jovem universitário.
- Prepará-los para a conexão com os perdidos. Estamos cientes de todos os riscos que existem nesta interação, mas este é o único modo de sermos “sal” na terra.
- Servir de “porto seguro”. É muito importante manter uma conexão forte e constante com o Reino – e com o povo deste Reino, ou seja, a Igreja. Isso é o que pode impedir alguém de cair enquanto se lança à aventura de buscar os perdidos.

b) Através de grupos e ministérios que atuam na universidade
Existem vários ministérios que se especializaram no alcance a universitários. Os principais são ligados a organizações maiores, às vezes internacionais.
Qual o papel da igreja?
- Amar e apoiar estes grupos, especialmente os mais conhecidos e confiáveis. Eles são parte da estratégia de Deus.
A fase universitária é tão complexa que muitos deixam a igreja neste momento. Os grupos cristãos dentro do campus devem ser vistos como aliados das igrejas, nunca como seus rivais.
- A igreja também pode participar ativamente. Parcerias entre igrejas locais e ministérios universitários têm se mostrado uma experiência salutar para ambos.

3. A importância de alcançar o corpo docente
Precisamos de mais professores, diretores e até reitores genuinamente seguidores de Jesus. Isso se dá pela evangelização dessas pessoas e também por um maior número de cristãos ingressando na carreira acadêmica.
O que a igreja pode fazer?
Estimular e ajudar os professores membros de suas igrejas a agirem como sacerdotes onde estão. Cobrí-los em oração. Apoiar jovens que queiram seguir a carreira acadêmica. Apoiar todo o tipo de ação que busca alcançar as camadas mais altas na educação universitária.

Conclusão
Muitos cristãos aceitam a mentira de que a universidade não é ambiente para se falar de Cristo. E também que o estudante está fechado ao evangelho. Com enganos como estes, o testemunho cristão é silenciado e o caminho fica aberto para que a universidade continue sendo um campo dominado por influências satânicas.
Mas este quadro pode ser mudado. Queremos ver universidades repletas de verdadeiros seguidores de Jesus e onde um novo tipo de liderança seja formada. Isso é possível? Não só é possível, como Deus já está agindo nesta direção! Cabe a nós nos juntarmos a Ele no propósito de glorificar o Seu nome dentro das universidades brasileiras!

Esta é a versão resumida deste artigo.

domingo, 10 de julho de 2011

Louvor no Congresso Estudantil Alfa e Omega

Meu primeiro vídeo do Congresso para o Youtube. Esse é da segunda parte do louvor da ultima noite. Inclui "Casa", "Graça" e a "Não Haverá Limites", que os estudantes pediram e o BMM tocou mesmo sem ter ensaiado (reparem o baterista pedindo ajuda ao que tocou no ano passado - cômico!). Mesmo assim ficou muito bom! Aliás, o louvor estava excelente! Espero que gostem!
Caso não consigam visualizar aqui, o link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v​=KhzWLievq_A


segunda-feira, 20 de junho de 2011

O discipulado começa com a cruz e termina com a toalha.

Para ser um discípulo de Cristo é preciso negar-se a si mesmo, tomar sua cruz e seguí-lo1. Essa é a condição para o discipulado. Tudo começa com o negar-se a si mesmo. A vida cristã nada mais é, e não pode ser nada menos, que isso. Quando entendemos o negar-se a si mesmo, estamos livres do legalismo e da religiosidade. Embora o negar-se a si mesmo, algumas vezes, parecerá mesmo religião aos olhos de alguns. Outras vezes, no entando, poderá se parecer mundanismo, aos olhos de outros. Mas, de certo, o negar-se a si mesmo é mais difícil que ambos. O legalismo e a libertinagem são lados opostos de uma mesma moeda, que é a afirmação do eu, e não a sua negação.

Se o negar-se a si mesmo é o início de tudo, o ser servo de todos é o degrau último. Jesus disse que, no Reino, o maior de todos deveria ser o menor. O senhor, deveria tornar-se servo. Pense: não apenas servir, mas tornar-se um servo.2

Isso foi exatamente o que Jesus fez! A Bíblia diz que ele esvaziou-se de si mesmo, tomando a forma de servo (Filipenses 2.7). Quando Jesus toma a bacia e lava os pés dos apóstolos, não esva sendo apenas didático. Ele estava, mesmo, sendo o servo dos seus discípulos! 

Quando nos tornamos servos, servimos não para alcançar algo. Servimos pelo que nos tornamos. 

Apartir daqui começamos a enteder que se trata de um milagre, de uma transformação de coração. 

Diante de Jesus estavam pés de homens tão pecadores quanto eu. Momentos antes eles estavam discutindo sobre quem deveria ser o maior no Reino. Os condenamos por isso, mas essa é exatamente a tendência de qualquer ser humano. Não queremos servir, mas ser servidos. E como é difícil servir a pessoas que acham que merecem ser servidas! Confesso que tenho a tendência de fazer qualquer coisas com elas, menos serví-las! Mas foi exatamente isso que Jesus fez! Essa verdade é ainda mais impressionante quando levamos em conta o contraste entre o Homem que lavava os pés e os que tinham os pés lavados. 

O servo não olha para os méritos de quem é servido. O serviço se baseia em quem serve. Ou seja, ele é servo. E servo faz isso: serve. Ele olha e vê uma toalha, uma bacia e pés que precisam ser limpos. Então os limpa. Apenas isso. 

Somente se dermos o primeiro passo do discipulado, que é o negar-se a si mesmo, poderemos ter experança de experimentarmos algo assim. O nosso eu, pode até querer servir, em alguns momentos, dependendo de quem é servido ou dependendo do que se pode esperar como resultado do ato de servir. Ou seja, se o serviço representar um primeiro degrau, e não o último. Mas ser servos é uma coisa que definitivamente não queremos. 

A única esperança para sermos não apenas servos, mas – o milagre maior – servos segundo o coração de Jesus, é mantendo-nos a nós mesmos crucificados com Ele. E deixar Cristo, o servo, viver – e servir – em nós e através de nós. Parece clichê, mas, ao contrário, é a dinâmica e o processo do viver cristão diário. As palavras de Paulo, ditas há quase 2 mil anos, ainda ressoam e confrontam: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2.20)

1. “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9.23)
2. “Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.” (Marcos 9.35b)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Um Deus Feliz

 “...segundo o evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado.” (1 Timoteo 1.11 – grifo meu)

Você percebeu algo diferente no texto acima? Provavelmente não. Pra mim também não havia nada diferente até descobrir que “bendito”, aqui, no original, significa “feliz” (makarios, também usado nas “Bem-Aventuranças” e várias outras passagens). Ou seja: nosso Deus é feliz!

O Dr Russel Shedd escreveu que o fato de Deus ser feliz é um dos motivos pelos quais ele nos criou. Ou seja, para compartilhar sua felicidade. Devemos ter em mente esse atributo de Deus quando pensamos na criação. Ele estava feliz ao criar o homem e o criou para ser feliz (à sua imagem e semelhança).

Em 1 Timóteo 6.15, Cristo, a imagem perfeita de Deus, também é chamado de “bem-aventurado” (a mesma palavra grega é usada): “a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores”

Em Neemias 8.10 lemos: “Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força”.

Note que não diz “a alegria no Senhor”, mas “do Senhor”. Deus é alegre, e deseja compartilhar de sua alegria. Na verdade, essa alegria é a nossa força.

No mesmo capítulo o povo foi ordenado a celebrar festivamente com folhas de palmeiras, (também usadas na recepção de Jesus, em Jerusalém). E no versículo 11, encontramos: “Acalmem-se, porque este é um dia santo. Não fiquem tristes”.

 Isso é espantoso! Porque normalmente não associamos a santidade de Deus à alegria. Mas este texto apresenta justamente a santidade de Deus como o motivo de grande alegria e não de tristeza. Aliás, é interessante observar que o Templo de Deus era ornado com querubins, flores e frutos (e não só querubins). Para mim, a presença desses elementos sempre me surpreenderam, por seu ar vivo e alegre, em contraste com a imponência e serenidade do Templo.

Dizer que Deus é feliz vai tão contra a nossa cultura que quase soa como heresia. Quando imaginamos um Deus sorridente, quase queremos abandonar esse pensamento, como se estivéssemos associando-o à imagem de alguma divindade hindu. 

Mas note: dizer que Deus é feliz não significa dizer que ele não se entristece. Um dos textos mais emblematicos a respeito disso está em João 11.35, em que o “Bem aventurado”, chorou a morte de um amigo.

A morte é consequencia do pecado. Entendo que antes do pecado, não havia motivo de tristeza. Ao pecar, a morte entrou na história. Mas Cristo venceu a morte! E aqueles que estão em Cristo, têm um destino diferente, o destino para o qual fomos criados. Aliás, um dos últimos versículos da Bíblia diz assim:

“Bem-aventurados [novamente, makarios] aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. (Apocalípse 22.14)

Você já notou que o encontro da Igreja com Cristo é definido como “boda”? (Veja Apocalípse 19 7-9, onde “makarios” aparece novamente) .O que é boda? Festa! E, pensando no contexto bíblico, pense em uma festa mesmo! Aliás, é bem conhecido o texto que diz que quando um pecador se arrepende há “festa” no céu”. Se um dia santificado na terra é motivo de grande festa, imagina o que é o céu!

De certa forma, Deus quer que experimentemos um pouco dessa festa agora. “Makarios” aparece, cerca de 50 vezes no Novo Testamento, referindo-se à uma experiência atual para os crentes. Afinal, em Cristo, não temos um dia ou local santo em específico, mas vivemos na Sua santidade, em todo o tempo e lugar. O Espírito (que é Santo), o Espírito de Cristo (o Bem-Aventurado) habita em nós. Jesus disse que chegaria o dia, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores não dependeriam de um lugar santo específico para adorar, mas adorariam em Espírito e em Verdade.

Os primeiros cristãos viviam essa realidade de uma maneira espontânea. Seus encontros de celebração eram tão alegres que ficaram realmente conhecidos como festas. E não eram só nos encontros: eles experimentavam a alegria contagiante do Senhor em seu viver diário .

Se nos compenetrarmos de que o Deus a quem servimos é feliz, isso mudará não só a maneira como nos relacionamos com ele e os demais, como também a forma como o apresentamos aos homens.


[Observação: para o propósito do texto, me esquivei, aqui, de entrar nas diferenças conceituais entre “alegria” e “felicidade”. O sentido de felicidade, usado aqui, se aproxima do que normalmente é atribuido apenas à alegria, ou seja, um estado de espírito que independe de circunstâncias, mas provém de Deus. Não é anulação de tristeza, mas é algo perene e permanente.]

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Árvores

É interessane o adorno do templo com elementos vivos – lírios e romãs. E também na presença dos mesmos nas festividades judaicas (como folhas de palmeiras e tamareiras). Deus identifica o seu povo com elementos vivos e não inanimados.

O povo judeu era associado a videira em toda a Bíblia.  Jesus colocou-se a si mesmo, também, como videira, e nós os ramos. Ele disse que quem permanece nele, dá muito fruto.

Fomos comparados a árvores frondosas, belas e de frutos deliciosos. O povo de Deus, alegre e vivo, quando unido ao Senhor, produz também alegria e vida àqueles que nos rodeiam. As pessoas gostam de árvores porque elas produzem sombras, são belas e dão frutos.

Acredito que o povo de Deus foi chamado para ser assim. A nossa alegria e viçosidade precisa contagiar o ambiente onde estamos, precisa reproduzir a beleza da criação de Deus (a beleza, em si, é uma criação de Deus) e precisa produzir frutos gostosos. Em outras palavras, precisa produzir vida. Por isso Deus nos comparou a árvores, e não a monumentos de pedra. Árvores crescem e dão frutos.

 “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.” (Isaías 61.1-3).

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Evangelho segundo o Twitter

segunda-feira, 28 de março de 2011

JULIA

No dia 7 de março levamos um susto: a Julia nasceu!
Ela estava prevista para nascer em meados de abril. Mas a cama molhada no meio da noite, anunciou que o inesperado estava acontecendo. Às pressas, fomos para o hospital e tivemos a constatação: o parto (por cersária, ao contrário do que queríamos) deveria ser feito imediatamente.
Eu deixei a Priscila recebendo o atendimento enquanto voltei voando em casa para buscar a câmera. Me foi dito que daria tempo, mas quando cheguei, soube que ela já tinha ido para o centro cirúrgico! Foi só tempo de comprar o roupão descartável (R$36,00!!!) e subir voando para a sala.
Foi tudo muito rápido! Em poucos minutos, eles já estavam tirando a pequenininha da barriga da minha esposa. Aliás, essa foi minha primeira reação: "meu Deus, é muito pequena!". Levaram-na para limpá-la e "embrulhá-la" e eu fui atrás para ver e fotografar tudo. Quando a vi de perto, a segunda realção: "ela é linda!"
Um misto de sentimentos, envolvendo alegria, alívio, orgulho, gratidão, e mais alguma coisa que eu não sei explicar. Alí estava a minha filha. Ela era linda, perfeita e... tão pequenininha!
Dalí, levaram-na de volta à sala de cirurgia, para a mãe. Ainda não sei o que foi mais emocionante, o nascimento, ou o momento em que a colocaram cara a cara com a Pri, e ver minha esposa se derramando em lágrimas ao vê-la pela primeira vez.
Então a levaram para uma encubadora onde ficaria em observação por alguns minutos - eu acompanhando tudo, claro. O médico me disse que pela idade e peso (Julia nasceu com 34 semanas e 2,120kg), ela deveria ir para a UTI. Eu já imaginava isso. Mas depois descobri que a idade e o peso não foram os únicos motivos. A bebê apresentava dificuldade para respirar, pelo que a colocaram no oxigênio.
Julia sofria de membrana hialina e, no dia seguinte, descobriu-se que tinha também pneumonia. Por causa disso, ela precisou de auxílio para respiração por vários dias.
O caso dela não era simples. O esforço para respirar tambem afetou a área do coração e ela precisou tomar medicamentos para isso também.
Foram dias de sofrimento, muitas orações e muito aprendizado. Sobre isso, pretendo escrever depois.
Ao todo, foram 18 dias de UTI. Na quinta-feira, dia 24 de março, finalmente, teve alta. Livre dos problemas de saúde que a levaram a internação, e também com todos os demais exames ok. Uma vitória enorme! Um grande motivo de gratidão e louvor a Deus!
Agora a Julia está em casa. Hoje, ela completa 3 semanas de vida! Sua principal missão, agora, é ganhar peso! Ou seja, precisa mamar bem - o que nem sempre é tarefa fácil!
Não podemos deixar, mais uma vez, de agradecer a tantas pessoas que nos apoiaram e cobriram com orações durante este período. Creio firmemente que vcs foram usados não só para abençoar a Julinha, mas também para nos sustentar durante dias tão difícieis. Que o Senhor os abençoe grandemente!
Abraços de Wesley, Pri e JULIA!

domingo, 6 de março de 2011

Sobre os judaizantes dos dias de hoje.

Tenho lido de alguns “cristãos” que têm se voltado ao jugo da Torá (os Livros da Lei do Antigo Testamento), acreditando que esta é a vontade de Jesus para seus discípulos. Chegam a dizer que, entre Jesus e Paulo (que combateu abertamente esta idéia), preferem Jesus [continuar lendo]

sábado, 5 de março de 2011

CM 2007 - links

Nem parece, mas este ano complerá 4 anos que participamos do CM2007 - o congresso estudantil realizado pelo Alfa e Omega da Coréia do Sul, que reuniu mais de 18000 estudantes, sendo cerca de 3mil deles de diversos países do mundo. A experiência foi indescritível!
Devido a tanto tempo já passado, estou excluindo, da barra lateral direita desto blog, o tópico CM2007. Mas estou mantendo um pequeno link que direciona a este post. O objetivo é limpar um pouco a pagina principal do blog, mas manter um caminho por onde, quem quiser, ainda pode acessar fotos, vídeos e depoimentos de um evento tão importante. Assim, seguem os links que antes estavam na barra lateral:

Nossa experiência na Coréia: http://cristomagnificado.wordpress.com/
Fotos: https://picasaweb.google.com/ac.wesley/CM2007#
Depoimento em vídeo de um estudante coreano: http://www.youtube.com/watch?v=smuVpbs70HM
Progamação transmitida pela internet: http://soon.kccc.org/Main/program/2007_vod/cmvod_eng.html?ind=118

Apocalipse

Apartir de hoje, começarei a transcrever - se Deus assim o permitir - minhas notas de meus estudos pessoais de Apocalípse. Espero que eles edifiquem a sua vida, assim como edificou a minha.
Ir para o estudo.

sexta-feira, 4 de março de 2011

24-7 chegando!

14-19 de março, na Casa Verde (Igreja Presbiteriana da Abolição)
Oração e criatividade 24 por dia. Não perca!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Deus Existe - comercial da Macedônia

Mini-Projeto em Campina Grande

O Movimento em Campina Grande, na Paraíba, é fruto da participação de uma estudantes no Projeto João Pessoa, que aconteceu no ano passado. Agora, eles fizeram o seu próprio projeto.
É bonito ver a multiplicação de movimentos dirigidos por estudantes em todas as partes!*


*O movimento em Campina Grande conta com o apoio e orientação do Fernando Bispo, missionário do Alfa e Omega no Rio, através do ministério Elo, que serve a movimentos de outras partes do Brasil que não contam com a prensença de obreiros.

Universidade Mackenzie deveria parar de distribuir Bíblias?


Em vez de questionar distribuição de kits gays para crianças de escola, jornal Estadão questiona distribuição de Bíblias em universidade evangélica

Julio Severo
A Universidade Mackenzie deveria parar de distribuir Bíblias para seus próprios estudantes? No que depender dos sentimentos do jornal Estadão, a resposta parece ser sim, de acordo com uma matéria tendenciosa que diz:

Os calouros da Universidade Presbiteriana Mackenzie ganharam no segundo dia de aulas um kit contendo mochila e uma Bíblia com o logotipo da instituição. “É desejo do Mackenzie que você encontre aqui não só conhecimento humano, mas que você conheça a Deus, relacione-se com ele e encontre alegria nesse relacionamento”, diz a universidade no texto de apresentação.
Além do Antigo e do Novo Testamento, o livro, em formato de bolso, traz informações sobre a Igreja Presbiteriana do Brasil, que controla o instituto responsável pelo colégio e pela universidade — descrita como “cristã, fiel à cosmovisão reformada e, ao mesmo tempo, comprometida com um ensino de qualidade, em ambiente de liberdade acadêmica e ausência de discriminação”.
Os novos alunos também foram recebidos pela direção, coordenações de curso e professores. Um dos que deram as boas-vindas foi o reverendo Augustus Nicodemus Gomes Lopes, chanceler do Mackenzie. Em novembro, a universidade publicou em seu site um manifesto assinado pelo líder religioso em que ele se posiciona contra a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, cujo objetivo é criminalizar a homofobia.
Após polêmica na internet e entre seus alunos, a universidade retirou do ar o texto do chanceler. Ele estava no site para “servir de orientação à comunidade acadêmica”. O manifesto desagradou ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Mackenzie e motivou a realização de um protesto que reuniu cerca de 300 pessoas em frente ao câmpus da Rua Itambé, na região central de São Paulo.

O Estadão parece pensar que não faz sentido uma universidade evangélica distribuir Bíblias para seus estudantes. Nessa lógica, fará sentido uma laranjeira produzir laranjas? Fará sentido uma macieira produzir maçãs?
Mas o problema é mais profundo. O sentimento do Estadão é que já que o Mackenzie cedeu no manifesto anti-PLC 122, por que não também na distribuição de Bíblias? Aliás, o sentimento da mídia esquerdista em geral é que os cristãos têm a obrigação de ceder toda vez que algum grupo de gays, feministas, bruxos ou outros indivíduos politicamente corretos se sentir “ofendido”.
Quando nós nos sentimos ofendidos com as iniciativas agressivas deles para impor a agenda gay em nossos filhos, eles não cedem um centímetro. Mas quando eles se sentem ofendidos com nossas atitudes de proteger nossos filhos contra a agenda gay, eles ainda têm a cara de pau de exigir que cedamos quilômetros.
Ao contrário do Mackenzie, que retrocedeu em seu manifesto anti-PLC 122, provavelmente por causa das pressões e reclamações da forte ala esquerdista que há nessa instituição, os ativistas da agenda gay jamais recuam em suas posições imorais. Pena que entre eles não haja uma ala “conservadora” para fazer barulho e dizer: “Ei, vamos parar com isso! Retiremos tal projeto gay (ou manifesto gay). Estamos violentando a inocência das crianças!”
Kit gay
O famoso e infame kit gay, que o governo distribuirá nas escolas com o pretexto de combater o “preconceito” e a “homofobia”, ensinará as crianças a valorizar o sexo anal dos homossexuais. (Veja este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lCsBc0tm6lc) Crianças de todo o Brasil estão para sofrer um sistemático estupro psicológico com a distribuição dos imorais kits gays nas escolas, e o Estadão está incomodado com a distribuição de Bíblias numa universidade evangélica?
O PLC 122, que é o maior projeto de lei anti-“homofobia” do Brasil, provocará paranoias muito maiores, usando igualmente a desculpa do combate à “discriminação” para impor todos os tipos de doutrinação homossexual em todos os níveis da sociedade. E o alvo principal da obsessão anti-“homofobia” são os que Toni Reis tachou de “religiosos fundamentalistas”.
O que é necessário fazer para sofrer o rótulo de “religioso fundamentalista”? Apenas dizer que o sexo homossexual é pecado. Nada mais. Basta dizer isso, e você entra automaticamente para a categoria de “homofóbico”, “fanático”, “preconceituoso”, “incitador de ódio e violência”, “incitador de assassinatos de homossexuais” e mil e um títulos dignos de filmes de terror. Se ficarmos calados, talvez eles parem de nos fazer encolher de medo com rotulações e estereótipos.  
Entretanto, se cedermos sempre às birras deles, chegará o tempo em que precisaremos lhes perguntar: “Eu ainda tenho permissão de dizer que sou cristão?”
“Sim”, dirá o governo e a mídia, “desde que seja sozinho no seu quarto, longe de sua esposa e filhos. Nem seu cachorro deve escutar isso! Por enquanto, você tem plena liberdade de expressão e religião de dizer isso para si mesmo”.
Os ativistas da agenda gay querem distância da Bíblia, pois esse é o único livro que orienta de forma enérgica os leitores a evitar todos os pecados.
Os autores — o próprio governo federal! — do kit gay querem levar crianças diretamente para o buraco do estupro psicológico e físico. O Autor da Bíblia não quer ninguém no buraco.
Por isso, enquanto é tempo — e mesmo fora de tempo —, distribuamos Bíblias, como muito bem fez o Mackenzie. E, enquanto ainda nos resta alguma liberdade de expressão, façamos, sem ceder e sem esmorecer, todos os tipos de manifestos e manifestações contra toda lei que, com o pretexto de combater o “preconceito” e a “homofobia”, quer calar os que discordam da agenda gay e impor selvagemente sobre as crianças uma perversa doutrinação pró-homossexualidade.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Projeto Angola 2011

Vídeo do projeto missionário que aconteceu em janeiro, em Angola. Vale a pena ver!
Aqui você pode ter mais informações e ler o que os participantes escreveram durante o projeto.

Projeto Sertão 2011

Esse é o vídeo do projeto que aconteceu em janeiro, no sertão do Cariri. Muito bem feito e muito bem explicado. Vale a pena ver! Mais informações aqui.

Piracicaba 2011

Vídeo do Projeto Missionário do Alfa e Omega que aconteceu em janeiro. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Eu queria estar neste culto!


Em Apocalípse 4 e 5, João retrata uma das visões, na minha opinião, mais belas da Bíblia. A visão celestial do culto de louvor e adoração, com solos e corais, acompanhados de harpas e permeados de cenas dramáticas. O arranjo é de muitíssima arte.

Ao ler este relato em um momento tranquilo e reflexivo, é quase impossível não se juntar às vozes incontáveis, e não se prostrar em adoração ao Rei dos Reis. É impossível também não perceber a importancia da atitude de adoração em nossas vidas e do louvor na vida da igreja.

---

O culto começa com o quarteto dos seres viventes, em adoração ao Criador, que estava diante deles, sentado em seu trono majestoso:

Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir”.

A isto, segue-se os 24 anciãos, que se prostram e lançam suas coroas diante do trono, dizendo:

Tú és digno, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, sim, por tua vontade existiram e foram criadas.”

Então, um anjo forte e com grande voz pergunta: “Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos?

Ninguém podia. João chora por isso. E um entre os anciãos responde: “Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos”.

Então entra em cena o Cordeiro de Deus, que foi morto e estava vivo. Ele toma o livro da mão do que estava assentado no trono, ao que os quatro seres viventes e os 24 anciãos, tendo harpas nas mãos e taças de ouro com incenso, que são as orações dos santos, entoam, em uníssono, um novo cântico ao Redentor:

Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”.

Irrompe o cântico em grande voz de milhões de milhões e milhares de milhares de anjos:

Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”.

Agora, num crescendo arrebatador, rumo ao climax da celebração, se junta “toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há”, dizendo:

Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos”.

Então, os quatros seres viventes dizem, simplesmente, “Amém”. Ao que os 24 anciãos, serena e reverentemente, se prostram e adoram.

(Leia: Apocalipse 4 e 5)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aula de Vishal Mangawaldi na JOCUM


Watch live streaming video from ywamtraining at livestream.com

Estes deslizamentos ocorreram próximos ao apartamento dos meus sogros. Casas de alto padrão foram destruídas. Um prédio caiu. Muitas pessoas morreram. Em um post anterior, eu comparo fotos tiradas antes e depois, exatamente no local do segundo desabamento.
Dica: assista o primeiro minuto e pule para o min 2'30.

Leia mais aqui: http://www.google.com/crisisresponse/brazil_floods.html
Logo eu pretendo postar mais fotos e filmagens que fiz no local.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dias melhores virão

Trecho do depoimento de Juliana Pimenta, missionária do Alfa e Omega Rio que está, neste momento, em Angola. Vale a pena ler.

"Quando eu penso na visão do projeto de ajudar na reconstrução de Angola sou tentada a achar que isso é utópico demais. Mas uma conversa que tive esses dias me fez ver que Deus tem revelado ao seu povo, em todos os lugares, que Ele é a única fonte real e sólida de transformação.
Essa conversa foi com um senhor angolano, médico. Ele contou que desistiu da medicina por perceber muitas coisas erradas que impediam a ação efetiva dele. Migrou então pra política na tentativa de solucionar essas questões e ajudar numa mudança real. Mas isso também não aconteceu. Hoje, ele entende que a única forma de Angola mudar é através do Evangelho. E que principalmente os jovens e futuros líderes precisam ser alcançados. Essa é exatamente a visão do projeto e me animou muito perceber que Deus tem alinhado seu povo.
O projeto está na reta final, mas eu creio que cada estudante alcançado e treinado pode ser um tijolo na reconstrução desse país e que dias melhores virão para Angola.
Juliana Pimenta"

domingo, 23 de janeiro de 2011

Localidade familiar

Este post é pra acabar com o mito de que apenas habitações irregulares, ou de baixo padrão, ou em locais de risco aparente foram atingidas, abaixo duas fotos tiradas da sacada do prédio dos meus sogros, em Friburgo, antes e depois da tragédia.


sábado, 22 de janeiro de 2011

Notícas de Angola

Quero fazer uma pausa nos meus relatos sobre Friburgo para transcrever aqui, na íntegra, o depoimento que acabei de ler do Fernando Bispo, um dos missionários do Alfa e Omega Rio que estão agora participando do "Projeto Angola". É um testemunho que faz pensar:

Consolidando um Movimento Espiritual: Justiça e Retidão
Esse é o segundo projeto que nosso movimento no Brasil envia à Angola. O primeiroEsse é o segundo projeto que nosso movimento no Brasil envia à Angola.
O primeiro, realizado em 2009, tinha o objetivo de fazer os primeiros contatos, lançar a base para o futuro. O deste ano tem um caráter diferente. A nossa missão é trabalhar pela reconstrução de Angola através da consolidação de um movimento espiritual liderado por estudantes angolanos.
Durante esse tempo reencontramos alguns dos estudantes que participaram do projeto em 2009, sentamos com eles, avaliamos, ouvimos histórias do que aconteceu nesse intervalo de tempo… E agora estamos trabalhando na consolidação.
Consolidar um movimento espiritual não é uma tarefa humana. É preciso uma ação divina sobrenatural para que líderes sejam formados e os valores do Reino governem seus corações. Um Movimento Espiritual é resultado da ação de Deus na vida das pessoas.
Agradeço muito a Deus pelo que vivi na última terça-feira. Estava ministrando um curso de formação de líderes, Lideração. Tive a oportunidade de ministrar aos estudantes angolanos sobre a integridade do Líder. Foi um tempo muito marcante. O continente africano é conhecido pela corrupção que invade as repartições públicas, e pela falta integridade nos relacionamentos. Ontem todos nós fomos confrontados com a possível falta de integridade bem perto de nós, e até mesmo dentro de nós. Deus mesmo nos conduziu, nos mostrando que a falta de integridade põe tudo a perder. Uma vitória não é vitória se não andarmos de acordo com as regras. Integridade é uma das bases de um movimento espiritual. Os estudantes angolanos ficaram tristes, bastante abatidos, mas ao mesmo tempo gratos, pois sabiam que era uma repreensão vinda de Deus. Alguns me procuraram no final da aula para me abraçar e agradecer.
Queria pedir a você que orasse por isso. Muitos recursos são enviados para cá, e boa parte deles ficam presos nas teias da corrupção. Angola é um país produtor de petróleo e diamantes. Há muitos recursos aqui mesmo. Só que esses recursos não estão disponíveis para o desenvolvimento da qualidade de vida da população.
Ore para que Deus faça um movimento que traga justiça e retidão. Esse é um problema do coração, só Deus pode fazer essa mudança.
Salmo 15:1-2 Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade.

Fernando Bispo
Postado em 21/10, em http://alfaeomega.org.br/projetoangola/

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

"Projeto Friburgo"

Centro da cidade, no dia da enchente
Quando a chuva que devastou a região serrana caiu, havíamos saído de Friburgo poucas horas antes. No dia seguinte, em Niterói, soubemos do ocorrido da forma como muitos cariocas souberam: recebi um telefonema e liguei a TV para ver o que estava acontecendo. Até esse momento, vários moradores de Friburgo não sabiam de nada, pois estavam sem luz e telefone.
A primeira coisa que queríamos era ter notícias de todos os nossos familiares. Somente à noite soubemos que todos estavam bem. Sentimos enorme alívio e gratidão  - incluisive por nós também estarmos a salvo. Depois, começou a surgir em nosso coração o desejo de subir a serra para ajudar. Mas as condições de acesso e de vida na cidade nos impediam de ir, especialmente pela Pri, que está grávida. Só que esse desejo foi crescendo até se tornar insuportável. Por isso, há 3 dias atrás, fui a Friburgo, sem minha esposa, com o propósito de dormir uma noite e voltar. Acabei dormindo duas. A necessidade é tão grande, que você não vê o tempo passar.
Nas próximas postagens, quero relatar um pouco dessa experiência.
ATUALIZAÇÃO (21/01 - Fonte: ISTO É):

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A tragédia e as igrejas cristãs

Doe suas ofertas para organizações e igrejas cristãs que estão ajudando as vítimas da tragédia no Rio de Janeiro

Organizações sociais:

- AME
Bradesco - Agência: 2036-2; Conta-corrente: 22560-6 (depositando com o final de 0,21 para identificar a doação p/ a Rede SOS Global)

- Associação da Igreja Metodista - Central de Teresópolis
Banco Bradesco - Agência: 2801 - Conta-corrente: 8948-6

- Associação da Igreja Metodista -Central de Petrópolis
Caixa Econômica Federal - Agência: 0188 Op: 013; Conta Poupança: 3373-7

- Associação da Igreja Metodista - Nova Friburgo
Caixa Econômica Federal - Agência 0186; Conta-corrente: 664-2

- Núcleo Cristão de Cidadania e Vida
Banco Itaú - Agência: 0748; Conta-corrente: 51.111-0
Banco Bradesco - Agência: 2392; Conta-corrente: 20.600-8
Banco do Brasil - Agência: 3276x; Conta-corrente: 18596-5
CNPJ: 04.373.052/0001-64

- Visão Mundial
Bradesco - Agência: 3206-9; Conta-corrente: 461.668-5, CNPJ 18.732.628/0002-28


Igrejas
:

- Convenção Batista Brasileira (Junta de Missões Nacionais)
Bradesco - Agência: 0226-7; Conta-corrente: 95545-0

- Igreja Presbiteriana do Brasil (por meio da Ig. Presb. Magé)
Bradesco - Agência: 1546-6; Conta-corrente: 7806-9

- Igreja Metodista do Brasil
Bradesco - Agência: 1414-1; Conta-corrente: 30121-3

- Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Sínodo Sudeste)
Itaú – Agência: 0057; Conta-corrente: 48031-1
CNPJ 02511070/0001-30

Fonte: Ultimato

domingo, 16 de janeiro de 2011

Sites úteis

Aqui vão alguns endereços confiáveis para informações sobre o desastre em Friburgo e região:

- Perguntas e respostas para o Governo do Estado: http://www.formspring.me/GovRJ
- Dinergia - Informações diversas, incluindo mapas e condição de estradas: http://www.dinergia.pro.br/neolabore/
- SOS Friburgo, dedicado ao desestre que assolou a região: http://www.sosnovafriburgo.blogspot.com/
- Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo (se não abrir na primeira, dê um "refresh"): http://secompmnf.blogspot.com/
- Transparência Nova Friburgo: http://transparencianf.blogspot.com/
- DER-RJ - com informações importantes sobre as estradas: http://www.der.rj.gov.br/ 
- Rota 116 - notícias da principal ligação entre Rio e Friburgo: http://www.rota116.com.br/2009/index.php
- Fetranspor - com horários e informações sobre ônibus para a serra: http://www.fetranspor.com.br/
- Lista da PM do que e como doar: http://migre.me/3GpUc
- Twitters: @bdugin @novafriburgorj