“Marta, Marta, você se preocupa com muitas coisas”
Deixa, Marta, de tanta preocupação! Na verdade, são com poucas coisas que você tem que se preocupar.
Seus problemas não são os seus afazeres. Seu problema é que você foi tomada por eles. Olha pra Maria, sua irmã. Ela escolheu a melhor parte. Por que? Porque aquietou seu coração e sentou-se aos meus pés.
Você não está vendo que o Messias está bem aqui em sua casa? E você, aí, preocupada em arear panelas...
Assim, Marta, sua vida fica tão sobrecarregada! Você não vê que o que eu quero pra você é justamente uma vida simples? Quando digo simples, não digo no sentido que você conhece. Afinal, neste sentido, você é uma pessoa tão simples! Somente pessoas simples gastam tanto tempo lavando panelas, não é mesmo? No entanto, até mesmo as coisas simples tornam sua vida tão complicada!
Lembre-se de Salomão, que, embora sendo o homem mais sábio e com grande conhecimento, disse que o princípio da sabedoria é temer o Senhor. E o que é o temor do Senhor senão deixar que Deus seja Deus em sua vida? Algumas pessoas crêem nele, mas vivem como se ele não existisse. O temor do Senhor a liberta de tentar ter o controle de todas as coisas. Aliás, o controle da própria vida!
Sim, Marta, porque, embora não perceba, você tem este problema. Mas você não é a única.
As pessoas são assim: algumas querem ter as respostas para todas as perguntas. Outras querem estar informadas de tudo. Outras ainda querem ter tudo ou poder fazer de tudo. Enfim, elas querem estar “por cima”. Ai, como isso é cansativo!!! Como diria o sábio: é tudo vaidade, canseira e “correr atrás do vento”.
Você não vê, Marta, que esta foi a tentação de Adão? Que ao comer daquele fruto rejeitou o domínio de Deus sobre sua vida? Assim, estava também rejeitando a fonte de sua sabedoria e da própria liberdade. Ele queria ter em si a fonte. Que pena que escolheu o modo errado de conseguir isto...
Uma árvore, só uma árvore, estava fora do domínio de Adão. Mas não, não era suficiente ter o controle das demais. Não ter o controle de uma, era não ter o controle, e ponto. Que pena que Adão escolheu a pior parte...
Mas você, Marta, tem hoje a oportunidade de fazer como sua irmã: chegar-se mais perto de mim, esquecer por um pouco os afazeres da vida, entregar as suas ansiedades e preocupações e lembrar-se que aqui está a fonte de águas vivas.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados [com muitos afazeres e preocupações] e eu lhes darei alívio!”.
0 comentários:
Postar um comentário