terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Quando eu li este versículo hoje, eu orei, perguntando a Deus como está o meu coração. Eu me lebrei de versículos semelhates, como aquele que diz: “Quem subirá ao monte do Senhor? Aquele que tem mãos limpas e coração puro”. Eu pedi a Deus um lavar do meu coração, primeiramente com o sangue de Jesus. E a purificação com a água do Espírito e com a Palavra de Deus.
A Palavra de Deus no coração também é simbolizada pela semente na Parábola do Semeador. A semente, para germinar, precisa de 3 condições. A primeira, é permanecer no solo. Na parábola, a semente que cai à beira do caminho é removida pela ave, que representa o diabo. A outra condição é que ela tenha espaço e profundidade para criar raízes. Um solo pedregoso prejudica esta condição. A terceira e última, é que haja espaço para a a planta crescer. Os espinhos, neste sentido, são o empecilho apresentado por Jesus na parábola.
Como está o nosso coração hoje? Quais são as pedras e espinhos que impedem o crescimento. Estes empecilhos, trocando em miúdos, podem representar ansiedades, angústicas, medo, falta de perdão, paixões mundanas, prazeres da carne, ambições materialistas, entre muitos outros. Muitos “solos” estão entulhados dessas coisas.
Quando penso nisso, me vem à mente a imagem de um terreno baldio. Nada pior para uma boa semente: geralmente ele é cheio de pedras, lixo, entulho, ervas daninhas... Esse tipo de terreno não apenas atrapalha o crescimento da semente, mas também atrai aves de rapina, ratos, baratas, mosquitos... sem contar o lixo jogado. “Um abismo gera outro abismo”. Esse tipo de terreno não atrai coisas boas, mas ruins.
Como está o meu coração hoje? Eu penso que os tempos modernos, com toda a correria que eles nos impõe e a atmosfera saturada de estresse e ansiedade, são propícios para o “coração entulhado”. É necessário colocar-nos diante de Deus, com sinceridade e coragem para que ele revele a nós a real condição de nossos corações. Quais são as pedras e os espinhos que precisam ser removidos?
Tratar do solo do nosso coração deve ser a nossa tarefa primária. A Bíblia ensina isso: “de tudo o que se deve guarda, guarde primeiro o seu coração, pois dele procede as veredas da vida”. Antes de nos preocuparmos em tirar as pedras do ministério, ou arrancar os espinhos da igreja, ou ainda, do cisco no olho de nosso irmão, devemos, primeiro, fazer um tratamento da nossa própria terra, para que a semente possa encontrar espaço, crescer e dar o seu fruto. Aí, um aroma, não mais do entulho de outrora, mas de um solo limpo, com uma plantação de arvores viçosas, inundará a vizinhança, e seus frutos servirão de alimento para muitos.

0 comentários: