sexta-feira, 25 de julho de 2008

Jovens, universirtários e cristãos: como eles estão na China olímpica?

Censura aos jovens na China

Hoje, os cidadãos chineses já podem escolher a carreira, viajar para o exterior, possuir um carro
e abrir um negócio. Mas a liberalização econômica ainda contrasta com a herança marxista e uma política autoritária de controle sobre a vida dos cidadãos.

Os cristãos não podem orar em conjunto em uma residência privada, nem compartilhar o evangelho com estrangeiros ou interagir com organizações cristãs de outros países. A China ainda proíbe a educação religiosa para jovens e crianças com menos de 18 anos e limita a publicação de Bíblias e literatura.

Há uma grande disputa pelas mentes e corações dos jovens. Faculdades e universidades são consideradas "o berço de futuros membros do Partido Comunista Chinês".

Mesmo assim, as fraternidades cristãs secretas são ativas e testemunham aos estudantes. Porém, muitos emails foram monitorados e uma lista de líderes cristãos que pertencem aos ministérios de juventude foi elaborada. Soubemos que cada pessoa daquela lista recebeu uma visita e foi devidamente "admoestado" .

Recentemente, um retiro de jovens cristãos organizado em uma área isolada foi cancelado poucas horas depois de começar. Os coordenadores locais foram perseguidos pela polícia durante 11 horas enquanto fugiam para um lugar seguro. Os jovens que estavam no acampamento foram liberados depois que a polícia vasculhou seus pertences.

O contato com os cristãos chineses nas vésperas da Olimpíada se tornou muito difícil. A transmissão de relatos de casos de perseguição também, porque o governo chinês criou mecanismos de controle e monitoramento por carta, telefone e internet. O acesso à rede mundial de computadores foi efetivamente bloqueado desde o ano passado.

Olimpíada 2008

A Olimpíada 2008 em Pequim (ou Beijing) começa no dia 8 de agosto de 2008 (08/08/08), às 8h08
da noite. Durante a Olimpíada, cada visitante só poderá entrar no país com uma Bíblia para uso pessoal. Atletas, delegações e jornalistas poderão celebrar suas crenças religiosas apenas nos locais criados para culto. Historicamente centenas de grupos cristãos, igrejas e organizações missionárias aproveitaram os Jogos Olímpicos para entrarem em países restritos (ou não) e promoverem ações evangelísticas. E, como as autoridades chinesas sabem disso, deram início a uma campanha maciça de perseguição a igrejas, líderes, associações e missões.

Como a China será depois da Olimpíada – se a liberdade religiosa será maior ou menor – é difícil de prever. Nossa esperança e oração são para que ela seja positiva e que todas as igrejas não registradas tenham liberdade para cultuar, sem precisarem se registrar junto ao governo. Ore para que a China seja mais aberta à expressão e ao testemunho cristão em todas as áreas do país. E para que milhares de vidas tenham a oportunidade de desfrutar verdadeiramente
de uma vida com Jesus.

Fonte: http://www.underground.org.br/especial/

Listas de cristãos

“Ficou extremamente difícil manter qualquer comunicação com os cristãos chineses”, disse Markus Rode. "Em universidades na China a transmissão de e-mails foi monitorada e desse modo as autoridades conseguiram descobrir listas com nomes de cristãos. Entre eles estão estudantes cristãos que planejam difundir o evangelho entre estudantes", ele explicou.

O governo de China nega abusos aos direitos humanos e diz que os cristãos são livres para adorar dentro das denominações apoiadas pelo governo. Porém, a Portas Abertas e outras organizações disseram que muitos, e talvez a maioria dos cristãos, preferem realizar seus cultos fora do controle do governo comunista, em um movimento chamado de igrejas domésticas subterrâneas, que acontece nas
casas de cristãos.

Fonte: http://www.portasabertas.org.br/noticias/noticia.asp?ID=4349

0 comentários: