Equipe do Rio de Janeiro (com a Julia)

Esta é a equipe de missionários no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o movimento do Rio clicando neste texto.

Projeto Viçosa 2014!

Leia o post sobre o projeto!

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. (Efésios 2.10)

Equipe de missionários Alfa e Ômega Nacional

Conheça mais clicando aqui.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Passion SP :: O movimento continua! [ATUALIZADO]

Enfim, em condições de parar e escrever o que foi o Passion - ou tentar! Uma coisa é ver as coisas, as fotos, os vídeos... outra é estar lá! Se bem que muitos não estiveram de corpo presente, mas participaram de outras formas: oraram e contribuíram para que o evento acontecesse e para que mais de 2 mil estudantes estivessem no Via Funchal, em SP, levantando bem alto o nome do Senhor Jesus, nome que é sobre todo o nome - incluindo o nome de nossa organização, de nossas denominações e do próprio Passion.

É para estes participantes que escrevo. Espero que você sinta que suas orações e seu investimento valeram a pena, porque certamente o Passion marcou para sempre a vida de muitos - a começar com a nossa.

PASSION
O evento aconteceu entre na noite do dia 23 e no dia 24 inteiro, incluindo 4 plenárias de 2,5 hs cada, com intervalos e almoço. Estudantes de todas as partes do Brasil vieram e foram confrontados para viverem uma vida totalmente para a glória de Jesus.

CRAZY!
Esta foi uma palavra muito usada pelo principal palestrante, Loui Gigglio, para descrever o que estava acontecendo. Os organizadores norte-americanos ficaram boquiabertos com a capacidade de 2 mil pessoas fazerem um barulho de 20 mil...
Na primeira noite, tivemos Chris Tomlin ministrando, com participação surpresa de Ana Paula Valadão. Parte da música "God of this City" foi traduzida para o português, e esta se tornou meio que um hino oficial para toda a conferência, por expressar bem o espírito da turnê do Passion, bem como o desejo dos corações dos participantes. Lindo demais!

SÁBADO


O dia foi intenso. Tivemos uma ministração "arrebatadora" de Francis Chan, que nos levou a refletir profundamente sobre a grandeza e o poder de Deus. Não é fácil falar sobre esses atributos divinos sem cair em clichês. A não ser que o tema emirja de uma genuína experiência com o Deus eterno. Deve ter sido o caso de Francis Chan, pois foi impossível, pelo menos para mim, ouvir a mensagem e continuar o mesmo! Eu acho que um dos sinais da unção de Deus sobre uma ministração é quando ela é transformadora de vidas, e não apenas marcante. Posso dizer que foi o caso.

A tarde, nova ministração do Loui e uma participação do Francis. Novamente ele conseguiu trazer um tema bem conhecido - nossa relação como filhos de Deus - de uma maneira tão vívida que foi impossível sentar-se e não continuara pensando naquilo por muito tempo.

PARA A FAMA DELE
Ao final daquele dia estava muito claro para todos que não vale a pena viver a vida se não for para a "fama de Jesus Cristo". Esse foi o desafio para as nossas vidas.

PRIMEIRA VEZ?
Outra coisa que acho que marcou os organizadores foi a capacidade de cantar - e adorar - com músicas pela primeira vez ensinadas - e em inglês! Bem, até eu me espantei com isso! Pensava que todos ali conhecessem as músicas, mas em uma enquete rápida, descobri que não. Incrível!

ORGANIZAÇÃO
Esse é um ítem que vale a pena ser mencionado pois, honestamente, me surpreendeu! Todas as coisas funcionaram "irritantemente" bem. O horário, o funcionamento dos equipamentos elétricos, a sincronia da mídia, a distribuição de alimentos... tudo! Incrível!

Na foto, voluntátis preparando-se para servir o almoço de sábado


VOLUNTÁRIOS
Centenas de voluntários se escreveram para trabalhar no Passion. Muitos deles, por causa das tarefas, não conseguiram aproveitar nada da conferência, mas estavam lá, sempre solícitos e com um sorriso no rosto! A prova de que existe um povo maravilhoso que quer servir - e servir bem. A eles, a nossa mais sincera gratidão!

COMUNHÃO

As filas de espera nas plenárias foram um ambiente perfeito para fazer novas amizades e saber o que Deus está fazendo nas universidades do Brasil

David Crowder com a galera do Alfa e Omega


DIA DO ALFA E OMEGA - UHUUU!
Foi o encontro dos "alfaeomeguenses"e alguns "curiosos" de todas as partes do Brasil que toparam a aventura de ir ao Passion. Aconteceu no domingo, dia 25 (um dia depois do Passion). Não tenho números exatos ainda, mas calculo que perto de 400 pessoas participaram!
Foi um dia de rever amigos e trocar experiências - muitas experiências - do que Deus está fazendo nas universidades brasileiras.
Foi também um dia de desafio, de consolidar tudo o que recebemos no Passion, para levamos de volta e aplicar em nossas próprias universidades.

CONVERSÕES


Se não fosse por esse testemunho inusitado, eu não iria saber nada sobre conversões durante o Passion, mas veja só...
Uma estudante de Recife compartilhou que antes de vir ao Passion, conheceu uma menina[a da esquerda, de calça preta, na foto] em uma parada de ônibus e falou com ela sobre o evento em SP. Apesar de não cristã, a garota se interessou em vir. Ela conheceu as obreiras do Alfa e Omega de Recife, que compartilharam com ela o evangelho. Na vinda, ela recebeu Jesus! Participou do Passion já como nova convertida e estava conosco no Dia do Alfa e Omega! Ao som de "discurso, discurso...", ela foi até a plataforma, pegou o microfone e expressou publicamente o quanto estava feliz com o que estava acontecendo em sua vida. Ela estava muito animada!
O Gil, que falou em seguida, apresentou outro rapaz que também se converteu durante a conferencia. Ele se levantou, acenou para todos com um sorriso estampado no rosto e parecia estar muito animado!
É provável que outras histórias como essa tenham acontecido. Creio que estas vidas são só as "primícias" do que Deus ainda vai fazer através da vida daqueles estudante

DECLARAÇÃO 268

Clique na imagem para visualizá-la

ESTUDANTES INVESTINDO EM ESTUDANTES

O Passion está passando este ano por diversas cidads ao redor do mundo. Antes de São Paulo, eles estiveram em Stockholm, na Suécia. O custo do ingresso no Brasil foi de R$25. É óbvio que isso não foi o suficiente para todos os custos. Por isso, estudantes de Stockholm ofertaram uma quantia generosa para o evento no Brasil. Mas além de ofertar, eles também oraram.
No verso da pulseira de identificação que recebemos no Passion, está o nome da cidade seguinte da turnê. Então, no verso das pulseiras dos estudantes suecos estava o nome de São Paulo. Após o evento, os estudantes deveriam virar a pulseira como lembre de orar pela cidade seguinte, e usá-la (e orar, claro) até a data do evento. Portanto, havia estudantes de países distantes orando por nós durante nossa conferência!

KAMPALA

Após SP, o Passion segue viagem para Kampala, na Uganda (centro da África). Ao contrário do Brasil, a conferência lá será totalmente gratuita aos estudantes e eles esperam cerca de 20 mil estudantes reunidos! Os estudantes "duros" do Brasil levantaram uma oferta de 24mil reais e estão orando por Kampala! Esse é um recado para os estudantes que pensam que não têm muitos recursos ou forças para fazer muita coisa. Na verdade, podem fazer muito - mais que imaginamos!

AGUARDE ATUALIZAÇÕES DE KAMPALA AQUI!

ORE
Ore por Kampla, na Uganda (o Passion Kampala acontecerá no próximo fim de semana, 30 e 31 de maio).
Ore também pelos estudantes que foram impactados no Passion SP, para que sejam "sementes de avivamentos" em seus campi de origem.
Ore por nós, que dedicamos tanto de nossas vidas a este ministério. Que Deus nos dê sabedoria, direção e capacitação sobrenatural, para sermos partes daquilo que Ele quer fazer em nossa e em outras nações

OBRIGADO
Somos muito gratos a todos que oraram e investiram para que este evento se tornasse possível. Obrigado especialmente aos nossos investidores, que, de forma bastante direta, são realmente parte de tudo isso. Vocês são parte do que Deus está fazendo e do que Ele fará em nossa nação!

MAIS FOTOS E DEPOIMENTOS:
Blog do Passion: www.268blog.com
Se você tem Orkut, acesse este link: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=145994&tid=5204642382906247235&start=1


ATUALIZAÇÃO! (Estudantes investindo... parte 2!)

[Nota: A obreira que escreveu o testemunho abaixo - que não será identificada por questões de segurança - estava se preparando para uma viagem missionária a um país do Oriente Médio]


"Estudantes alfaeomeguenses de todo o Brasil,
(Esse é um testemunho/ agradecimento. Queria mandar um abraço real pra cada um de vocês em anexo, mas a tecnologia ainda não avançou a esse ponto :-( )
Fui pro Passion esse fim de semana sem esperar muita coisa, a princípio eu nem ia. Achei que ia me atrapalhar no levantamento de sustento e nos preparativos da viagem. Perguntei ao Gil se eu tinha que ir e ele disse que me faria bem se eu fosse. Que bom que eu fui! Foi tão bom! As ministrações falaram tanto sobre a magnitude e grandiosidade de Deus! Parecia que eu estava ouvindo aquilo pela primeira vez. É tão bom qdo isso acontece! Só não quero que passe!! E quanto a cantar junto com aquela multidão? "We sing, sing, sing..." Eu tava precisando disso!
No dia do Alfa e Omega, Deus encerrou tudo com chave de ouro. Eu não sabia que ia acontecer tudo aquilo! Vi o amor dele expresso no gesto de vocês, na iniciativa dos obreiros... A Liege começou a falar de mim indo embora, e eu comecei a sentir a dor de ir pra longe de pessoas tão especiais como vocês. Depois, ela deu a oportunidade pra vocês ofertarem (e diga-se de passagem, fiquei recebendo ofertas durante todo aquele dia! Não acabava mais! E cada um que ofertou estava fazendo com tanta alegria!)
Tanta gente conhecida e também gente que eu nunca tinha conhecido antes, dizendo que ia orar por mim, chorando comigo, me abraçando...me senti tão amada por vocês e por Deus! Fiquei tão feliz que todo mundo queria fazer parte...foi tão lindo!! Não parei de glorificar a Deus por causa de vocês durante todo aquele dia! É muito precioso saber que estarei no oriente médio, tendo vcs me amando daqui!
Muito obrigada, queridos!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!
Vou carregar o amor de vcs pra onde eu for...
Juntos, até que cada muçulmano conheça alguém que faz Jesus famoso! hihi!
Mil beijos,
[Omiti o nome]
PS: Vocês estão fazendo parte de uma história muito legal que Deus está escrevendo. Quero compartilhar um resumo dessa história com você! Em anexo tem aí uma carta com o início da história e as atualizações. Você vai estar comigo enquanto Deus continua a escrevê- la! [as mensagens postadas acima estão na tal carta]"

Nota: No Dia do Alfa e Omega, os estudantes e obreiros presentes ofertaram R$ 2401,31 - isso depois dos dias que estudantes (a maioria sem muita grana) passaram no Passion, e já tinham gasto com CD's, oferta para Kampala e outras coisas! Detalha: Ela precisava de 2000 reais de ofertas especiais! Glória a Deus!!

Acesse aqui para ler a história completa desta jovem missionária.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

PASSION :: SP - CRAZYYY!

Ainda estou muito cansado devido ao final de semana agitado do Passion SP + Dia do Alfa e Omega.
Por isso mesmo, não vou escrever muito agora sobre isso. Mas, para ninguém achar que este blog está abandonado - e para deixar um gostinho de como foi a conferência - aqui vai uma foto tirada pelo meu amigo Daniel. "Can you feel it"...

Veja também os depoimentos no blog do Passion: www.268blog.com (a foto seguinte também é deste blog).


O vídeo abaixo é da abertura da conferência (e, como se pode perceber, foi feito com uma câmera simples por um participante). Ah, e convém dizer: a música era ao vivo! Assista até o fim. Vale a pena!







quarta-feira, 21 de maio de 2008

Passion... está chegando!

Pois é amigos, faltam menos de dois dias para o início do Passion SP.
Temos conversado com jovens que irão e que estão contando as horas. E não é por menos! O Passion promete ser mais que um evento, mas um momento que irá despertar no coração de muitos o desejo de fazer mais que uma "diferença" em suas universidades. Nosso desejo é realmente tornar CRISTO conhecido lá dentro, através de nossas vidas.
Gostaria, por isso mesmo, pedir as orações de todos aqueles que lerem esta mensagem. Estudantes de todas as partes do Brasil estarão fazendo uma viagem (longa, em muitos casos) para estar lá. Muitos já estão enfrentando desafios, como a questão financeira por exemplo.
Portanto, pedimos que orem:
  • Por nossa segurança e a de todos que forem, nas viagens, nos translados, e no tempo que estivermos lá.
  • Pela saúde física de todos
  • Pelas famílias representadas
  • Por provisão financeira para os participantes
  • Por todos aqueles que, de alguma forma, estão liderando este evento. Inclua, por favor, os líderes de caravanas
  • Para que haja um espírito de unidade durante o evento e que Jesus Cristo seja, de fato, glorificado naquele lugar.
  • Que dalí saia uma geração que vai impactar suas universidades, famílias, igrejas, comunidades, e onde quer que forem.
Ore também pelo Dia do Alfa e Omega, que vai acontecer no domingo, um dia depois do Passion. O Dia do AeO será um encontro reservado aos participantes do nosso ministério que terão ido ao Passion, e todos os estudantes que quiserem nos conhecer. Que este seja um tempo importante para Deus trazer direção ao nosso movimento no "Pós-Passion".

ATUALIZAÇÃO: Obrigado por todos que oraram e contribuíram, de alguma forma, para que o evento fosse a bênção que foi. Veja os posts acima e confira o resuldado de muitas orações!

Contamos e agradecemos muito a oração de todos!

Juntos, ajudando a escrever uma nova história em nossa nação!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Na Terra de Evo Morales (ou do Gás Natural)

Sei que hoje, quando nós, brasileiros, ouvimos o nome “Bolívia”, logo o associamos a Evo Morales e a problemática do gás natural vindo daquelas terras. Recentemente, a Bolívia voltou aos noticiários por conta do referendo sobre a autonomia do departamento de Santa Cruz de la Sierra (a propósito, o que ocorreu em clima muito mais tranqüilo do que o que foi noticiado na imprensa).

O referendo aconteceu no dia 5 de maio, e exatamente no dia seguinte embarquei para Santa Cruz, para atender a um treinamento oferecido pela Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo a obreiros da América do Sul.

Trata-se de um programa de três anos, divididos em seis módulos*. Em cada semestre, pequenos grupos vindos de Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador e Chile, se reúnem durante uma semana em um destes países para um treinamento na área de liderança.

Do Brasil fomos em quatro, incluindo Gilberlei Oliveira, que é nosso diretor do movimento estudantil no Brasil, e outros 3 obreiros: eu e Lucélia, da equipe do Rio, e Cleiton, da equipe de Fortaleza.

Este módulo tratou de mordomia e desenvolvimento de recursos (incluindo humanos). Fizemos também um apanhado dos módulos anteriores e uma avaliação de como temos aplicado o conteúdo em nossas vidas e no ministério.


Minha experiência

Pela primeira vez pude perceber o quanto esse treinamento é e será importante para o nosso movimento e para todos aqueles que estiverem em contato conosco. Agora percebo que estamos sendo treinados para passar adiante o que temos recebido, até que tenhamos um movimento alinhado e mais capacitado para fazer o que Deus nos chamou para fazer com mais competência.

Pra mim também foi muito importante a comunhão com os participantes – que se torna maior e mais gostosa a cada módulo que passa. Alguns noivaram, outros se casaram e outros tiveram filhos durante este tempo. Tem sido muito bom acompanhar o ministério e a vida de cada um.

Foi muito bom acompanhar como o movimento tem crescido em cada país. E eu gostaria de destacar aqui um testemunho que eu ouvi da Bolívia.


De um para oitenta, em menos de um ano!

Um jovem obreiro chamado Walter, iniciou recentemente o ministério explosivo em uma universidade de Santa Cruz. Tudo começou assim: no ano passado ele desafiou um estudante a participar da conferência Campus Mission 2007, em Julho, na Coréia do Sul (veja mais na barra lateral). O nome deste estudante é Tito. Ele ficou animado e começou a se preparar para o evento. Como parte da preparação, aceitou o convite do Walter de iniciar um discipulado com ele. Em um dos encontros, o Tito levou um amigo não cristão. Esse amigo, após ouvir tudo, ouviu também o evangelho e recebeu a Cristo. Sua conversão foi dessas que muda radicalmente a vida de uma pessoa e logo ele começou a causar um impacto muito grande por onde ia.

Os três passaram a reunir-se e foram ao CM2007, juntamente com a namorada do Tito e outro estudante. Quatro, no total. Eles voltaram tão impactados de lá que começaram a evangelizar e se multiplicar rapidamente. Em pouco tempo um grupo de mais de 30 estudantes ganhos por eles se reuniam na casa do Walter. O grupo continuou crescendo e passou a se reunir na universidade. Hoje não é um grupo só. Eles se reúnem em horários diferentes e somam cerca de oitenta estudantes, quase todos novos convertidos. Na casa do Walter se reúnem apenas os líderes e eles estão sendo preparados agora para desenvolver o discipulado para que o movimento continue se multiplicando. Eles também se reúnem uma vez por semana às 6 horas da manhã para orar (fruto do impacto que sofreram pelo exemplo dos coreanos na oração). Enquanto oram, Deus os alimenta com estratégias, visão e, principalmente, paixão. Como disse o Walter, um grupo apaixonado faz toda a diferença!

O movimento em Santa Cruz (que lá se chama “Vida Estudantil”) tem uma reunião semanal com cerca de 300 jovens universitários. Eles agora estão lançando um desafio para que cada um se multiplique em 10, em um ano. Se isso acontecer, o movimento terá 3000 jovens se reunindo dentro de um ano!

Ouvi outras histórias como essas. Algumas da América Latina e outras de fora. Minha paixão é ver o mesmo – ou mais – acontecendo no Brasil.

Ao meu lado, o Walter (e uma estudante boliviana atrás)


Alcançando líderes naturais

Uma coisa que me chamou a atenção na estratégia do Walter é o alcance de líderes naturais. Quando um estudante influente se converte, o evangelho alcança rapidamente um número muito grande de outros jovens – inclusive jovens não tão influentes. Estes, por sua vez, crescerão e também se tornarão líderes (agora, tendo Cristo como modelo). Não se trata, portanto, de excluir ninguém, mas de uma estratégia que inclua todos e de modo mais rápido. Abordar esses líderes também é um desafio maior de fé para os estudantes cristãos e certamente eles crescem com isso. Eles também são forçados a depender mais do poder convencedor do Espírito Santo, o que gera um ambiente de desafio e fé no movimento.


Continuamos “no gás”! (Não o GNV)

Bem, como vocês devem estar pensando, eu voltei realmente muito animado da Bolívia. Tanto que mal descansei após o meu retorno. Estou elétrico demais para isso! Peço suas orações para que o que eu recebi lá não caia no esquecimento. Quero ver um movimento de multiplicação espiritual acontecendo aqui no Brasil – incluindo nas universidade do Grande Rio e da minha querida Friburgo. Ore para que Deus continue envolvendo pessoas que invistam financeiramente nesta obra, assim como nós mesmos investimos não só nossas finanças, mas nossa vida nisso. Peço isso porque ainda precisamos de investidores em nossa equipe para que possamos passar para o passo seguinte, que é o trabalho no campus, propriamente dito. Enquanto isso, que Deus nos dê sabedoria para orientar aqueles que estão ansiosos por iniciar um movimento em suas universidades.

Bem, quero agradecer a paciência daqueles que leram até aqui. Espero que tenham se edificado!

Um grande abraço e que Deus abençoe a todos!

Wesley


*Em cada módulo tratamos de um assunto específico. Até agora estudamos: Modelo de Liderança, Modelo de Movimento, Modelo de Equipe, Modelo de Crescimento e Desenvolvimento de Recursos (ou Mordomia). Todos os módulos (com exceção do módulo “Modelo de Crescimento”) foram ministrados por um time que inclui o vice presidente da Cruzada Estudantil, Steeve Sellers, o Diretor para a América Latina, Rolando Justiniano, os diretores nacionais Tito Ramos (Bolívia), Mario Bloise (Argentina) e Gil Oliveira (Brasil), Keith Onish, que é diretor do ministério de campus na Venezuela, Andréa Bucksynsk (líder da equipe Global de Desenvolvimento – uma equipe que cuida do desenvolvimento de liderança da Cruzada a nível mundial) e Tom Goodly (integrante da equipe Global de Desenvolvimento). O Módulo de Modelo de Crescimento foi ministrado em sua maior parte pelo escritor Henry Cloud.