Marajó é uma enorme ilha totalmente recortada por rios e dominada pela vegetação amazônica.
Grande parte da população é ribeirinha, ou seja, vive às margens dos rios em casas de madeiras, ligadas por passarelas: tudo sobre palafitas, por conta do sobe e desse das marés (sim, os rios lá são afetados pelas marés). Apesar de simples, a maioria das casas são feitas com capricho, bem como as igrejas.
O povo vive principalmente da colheita de açaí e da pesca.
Acima, homem trazendo açaí. Abaixo, os "mapatis", feitos para pegar camarão.
As crianças brincam e nadam livremente pelos rios.
Bem, nem todos são crianças nesta foto...
A Igreja do Evangelho Quadrangular desenvolve um projeto evangelístico nas ilha há mais de 13 anos. Este ano, o projeto recebeu visitantes de fora, como eu. Meu desejo de participar do projeto surgiu quando eu vi um vídeo feito pelos seus realizadores, convidando quem quisesse participar. O desejo cresceu e se encaixou em um período que não afetaria muito as atividades do meu ministério. Pedi uma liberação de uma semana e fui.
Foram apenas 6 dias para mim, porém muito marcantes. Foi uma imersão cultural. Tudo é muito diferente - a maneira como as pessoas falam, comem e vêem o mundo. Também o projeto que participei é muito diferente do meu dia a dia. Foram 6 dias morando, literalmente, em um barco (foto abaixo). Lá só se chega nos lugares de assim.
Afinal, as ruas são os rios... Mesmo!
A cada cidade, uma igreja nos recepcionava de maneira calorosa. Algumas até com fogos! Pena que eu não consegui fotografar isso. Mas consegui filmar (
você pode ver aqui).
Sempre, no entanto, tinha uma boa refeição!
À noite, aconteciam as cruzadas evangelísticas nas igrejas e nas praças.
Bem, nem sempre o número era tão grande quanto na foto acima. Alguns lugares eram pequenas igrejas. Mas, claro, sempre havia muita criança!
Houve muita resposta à salvação e também muitas manifestações de curas e milagres - alguns impressionantes. Nesta foto, um homem que era totalmente cego de um olho e surdo de um ouvido, por causa de um tiro - desenganado pelos médicos - recebeu cura completa e instantânea após receber uma oração. A reação da esposa foi o que mais me marcou: riso e lágrimas incontroláveis pelo resto da noite não deixando dúvida da genuinidade do que aconteceu.
Você pode ver as filmagens que eu fiz com este casal
neste álbum no meu Facebook ou
nesta postagem em nosso blog. Tive a oportunidade também de orar por pessoa e ver dores crônicas sumirem, além de um homem cego ter sua visão parcialmente restaurada.
Fiz muitos amigos e aprendi como Deus usa pessoas em sua simplicidade, porém cheias de amor, humildade e fé.
Tudo isso impactou muito minha vida e valeu todo o esforço de passar o meu aniversário de 40 anos longe de minha família e amigos, mas presenciar tanto de Deus.
Você pode ver mais fotos em nosso Facebook,
neste álbum e
neste.
Eu quero agradecer de modo especial àqueles que contribuíram para tornar esta viagem possível. Vocês estiveram comigo lá!
A Deus, toda a glória por tudo o que aconteceu!