"Precisamos ser mais relembrados do que instruídos".
Essa frase foi dita, meio que por acaso, na primeira devocional, dada pelo Jonas, do ministério Prioridade Associados. Mas foi o suficiente para ela ficar gravada em nossas mentes e ser repetida muitas vezes. Não só pela verdade que carrega, mas por ser muito representativa do que vivemos neste congresso, que reuniu os missionários da Cruzada Estudantil de todo o país.
Foi um tempo de sermos relembrados, inspirados em motivados pelas verdades básicas que sustentam nossa vida com Deus e o movimento espiritual da Cruzada Estudantil.
Aliás, a primeira coisa que temos que nos relembrar é justamente isso: que somos um movimento espiritual. Isso significa que somos, antes de tudo, uma obra (inacabada) de Deus. Um movimento espiritual é uma expressão dinâmica do agir do Deus Todo Poderoso através daqueles que se juntam a Ele pela fé.
Fé... essa é a palavra! Nossa vida é vivida e movida pela fé em Deus. "Somos chamados para fazer o que não podemos, com os recursos que nós não temos, pelo resto de nossas vidas", também foi um princípio relembrado.
Recentemente pude visitar a sede de nossa organização e fiquei impressionado com o fato de que tudo aquilo - que apenas representa uma pequena parte do nosso movimento - foi levantado do nada. Tudo o que tinhamos no início era uma casal disposto pra Deus, uma visão e fé. Essa era a nossa "massa crítica". E o que seria de nós se nos compenetrássemos, com base neste exemplo e tantos outros, de que cada um de nós, em Cristo, é, em potencial, um moviemento espiritual?
Esse foi outro conceito que ficou marcado. "Movimentos em todos os lugares", sim, através de verdadeiros discípulos de Cristo, em todos os lugares. Como isso amplifica e enriquece nossa compreensão da visão de nosso ministério!
O nosso movimento deve ser também compassivo. Verdeiros discípulos de Cristo se compadecem do próximo em suas necessidades. Eles são movidos por compaixão, e não tão somente por obrigação. Essa é a "alma" do nosso ministério, a motivação de tudo o que fazemos.
Movimentos espirituais, compassivos e... relevantes. Como base nisso tudo, falar em relevância é quase redundante. Afinal, como não seria relevante um movimento de verdadeiros seguidores de Cristo, que levantam o Seu nome e se compadecem das pessoas? A nossa relevância está, principalmente, em sermos verdadeiros embaixadores de Cristo. Mas, como embaixadores, precisamos não apenas saber quem somos e a Quem representamos, mas também a quem (no sentido de público-alvo) estamos representando. Precisamos interagir com nosso mundo, com nossa geração, de acordo com a linguagem e cultura desta geração, para que ela nos compreenda. Precisamos, sim, estamos aptos para responder às questões relevantes deste tempo, dando as respostas que somente verdadeiros discípulos de Cristo poderiam dar. Afinal, nossa presença faz e deve fazer diferença. Somos sal da terra e luz do mundo. Como sal, temos estado "misturados" às pessoas deste mundo? Como luz, temos estado nos lugares onde as pessoas podem nos ver? [leia mais sobre isso no artigo "Seguir Jesus é..."
5 anos como missionário de tempo integral da Cruzada Estudantil. O tempo passa e a gente não vê...
"Canja" com o Gerson Borges!
Uma nova aventura
Depois deste congresso, tivemos dois dias dedicados somente aos missionários que trabalham com o Alfa e Omega, o braço da Cruzada Estudantil nas universidades. Foram dias de ver e nos alegrar com o que Deus tem feito em nosso país através deste ministério. E, para mim, Wesley, foi também um tempo de desafio: Neste congresso eu fui ungido diretor (juntamente com a atual diretora, Liege Lopes) da equipe de missionários do Alfa e Omega Rio. Um desafio, mas também um privilégio. Me sinto honrado por causa Daquele que me chamou para esta obra e pela obra, em si, pelo que ela representa. Também por ter sido escolhido entre tantas pessoas capazes. Sinceramente, vejo apenas graça nisso tudo. E, fialmente, honrado pela equipe que irei co-liderar. São pessoas de "calibre" e que tenho uma admiração e um carinho muito especial.
Louvo a Deus por tudo isso. Olhando minha curta caminhada neste ministério fico admirado com quanta coisa Deus já fez. Agradeço a Ele por todas as oportunidades e também às pessoas que estiveram e estão comigo em todo esse processo, em especial, minha linda esposa (que vc pode admirar na foto abaixo), meus familiares, meus diretores, minha equipe de trabalho, meus pastores, minha igreja e minha equipe de investidores e intercessores. Todos tem um papel especial nisto tudo e um lugar importante no meu coração.
Peço também a todos que oram por nós, para que possamos mergulhar cada dia mais em Deus e ver um movimento - espiritual, compassivo e relevante - acontecendo não apenas nas universidades do Rio, mas também em todos os lugares!
Que Deus abençoe ricamente a todos!
Anuncio e oração pela nossa nova função no ministério
Outras fotos no nosso Orkut.