Texto por Fernanda Telha - formada em Direito pela UFF - ex-alfaeomeguense.
"Tenho pensado sobre a facilidade com que sublimamos coisas tão importantes todos os dias. A gente deixa pessoas importantes de lado, a gente deixa valores inegociáveis (porque começamos a negociar com nós mesmos), a gente deixa de ter pensamentos certos sobre pessoas e coisas, a gente deixa de dizer coisas simples como “bom dia”, “por favor”, e mais complicadas “amo você” a pessoas que estão conosco todos os dias pelo simples fato de elas estarem ali todos os dias.
Então, eu comecei a pensar nesse início de ano, já que o início de alguma coisa sempre é o momento mais propício para planejar o que está por vir, e me enxergando muito distante das coisas que planejei para mim mesma no ano anterior, e especialmente por enxergar a ausência dessas coisas simples no meu dia-a-dia, eu comecei a me indagar, se eu não estava fazendo exatamente a mesma coisa com Deus?
Bom, não foi surpresa enxergar que pequenos detalhes do meu relacionamento com Deus vinham sofrendo desgastes invisíveis pela minha falta de iniciativa em conversar com Ele, em compartilhar as coisas que eu vinha pensando e querendo. Não foi difícil enxergar que todo o cansaço que eu vinha sentindo, tinha como resposta o fato de eu ter deixado em algum momento(que eu não sei qual foi) de compartilhar as coisas mais importantes com quem mais se preocupa comigo. E logo que me dei conta disso, resolvi ter uma conversa sincera e de sentimentos escancarados sobre cada uma das coisas que eu estava sentindo e pensando. Sobre meus empenhos, e meus temores.
Deus está perto de nós. Ele se preocupa imensamente sobre o que estamos pensando e sentindo. Ele é real, e é o nosso melhor amigo. Deus deseja que tenhamos vontade de conversar com Ele, e também deseja que queiramos saber da opinião Dele sobre onde vamos colocar nossos pés, o que estamos pensando para o dia; se nossos planos estão alinhados com os Dele. Deus se importa com a gente de verdade. Isso é impactante!
Depois dessa conversa tão franca, me senti leve. E percebi mais uma vez, que Ele nos ajuda a carregar a bagagem pesada das nossas experiências e das nossas escolhas. Ele é gentil e oferece Sua ajuda pra gente todo momento. Ele é amoroso, e não quer que saiamos da sua esfera de graça e misericórdia.
Diferente da gente, que se alguém não nos procura deixamos de priorizá-las, Deus sempre está disposto a ter um tempo de qualidade com a gente. Ele sempre está interessado em nossos pequenos conflitos.Quando se trata de amor e paciência, Ele é radical, porque Ele se coloca por inteiro e verdadeiro para cada pessoa que deseja estar próximo Dele. Deus tem por nós um amor perfeito e difícil de entender.
A conclusão disso tudo para mim, é que não posso deixar de estar perto Dele. Não quero passar meus dias sem viver os propósitos desse Deus maravilhoso, porque Ele é a salvação dos nossos dias atribulados. Ele é a força nos momentos de cansaço. Ele é o amor e a motivação para nossas profissões. Ele é o significado mais real pelo qual investir nossas vidas em uma atividade para vida inteira. E eu quero estar perto Dele, porque a proximidade Dele é viver de verdade. Porque Deus sabe das coisas!"